Infraestrutura do município é pauta em Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 09/02/2023 10h25, última modificação 09/02/2023 14h30

Na reunião Ordinária da terça-feira (07), primeira do ano de 2023, a infraestrutura do município de Viçosa foi uma pauta constante na fala dos vereadores, que protocolaram diversas indicações dentro do tema e fizeram suas considerações no que tange às estradas rurais, chuvas, buracos nas vias e excesso de capins na cidade.  

Dando início ao tema, Valdir Gonçalves usou a Tribuna Livre, espaço reservado à participação popular, para tornar público o descaso da Rua José Carlos da Cruz, expondo imagens que evidenciam as condições de alagamento no local quando chove. Ademais, Valdir informou que fica impossibilitado de transitar com sua sogra, que é cadeirante, devido à falta de infraestrutura da rua.

Em sequência ao assunto, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Casa, afirmou que ‘’está faltando gestão e planejamento. Hoje Viçosa tem coisas que precisam ser decididas urgentemente. Qual setor vai ser responsável pela capina? A cidade está tomada pelo mato, são coisas muito simples que poderiam ser feitas para aparentar que Viçosa está bem cuidada, e não é esse o reflexo. Estamos cobrando dessa gestão o básico’’. Daniel ainda mencionou sobre a atual gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e disse ‘’precisa urgentemente colocar alguém que de fato faça acontecer’’.

Em contrapartida, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) agradeceu ao Executivo e disparou ‘’se quer trabalhar, ajuda a Administração, vai em busca e traz recursos.’’, apresentando imagens de reparos e calçamentos que estão sendo realizados, além de expor outros locais que demandam a atenção do Poder Executivo, protocolando, assim, cinco indicações que especificam o tipo de melhoria a ser feito em cada rua determinada. 

Em seguida, a Vereadora Jamille Gomes (PT) iniciou sua fala prestando sua frustração com o ‘descuido em que a cidade se encontra’. A parlamentar mencionou sobre os inúmeros buracos e locais que necessitam de capina, evidenciando, também, que recebeu, durante todo o mês de janeiro, diversas mensagens de moradores das comunidades rurais que não conseguiram sair de casa devido às fortes chuvas e à falta de infraestrutura das estradas. ‘’Raimundo não é prefeito pela primeira vez. O que estamos reivindicando aqui são coisas básicas, experiência ele tem, por que as coisas não se resolvem?’’, questionou. 

Logo após, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), líder do prefeito na Câmara, discordou dos discursos de que ‘’Viçosa não tem Prefeito’’, apresentando imagens de vistorias realizadas que evidenciam calçamento e pavimentações sendo concluídas. Além disso, o parlamentar informou sobre o início da obra da Creche do Silvestre, salientando que ‘’está prevista para ser concluída em cerca de 1 ano e 6 meses’’. 

Corroborando com Jamille, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSBD) também fez suas considerações a respeito do excesso de mato ‘’a limpeza das ruas não têm condições. O mato está uma vergonha, a cidade inteira está com mato. Eles alegam que está chovendo, mas por que em janeiro, fevereiro e março não se contratam mais funcionários ou uma empresa para prestar esse serviço à cidade? Então a gente cobra do SAAE que realmente tenha mais compromisso’’, destacou. Ainda sobre infraestrutura, o parlamentar protocolou a Indicação nº 011/2023, solicitando melhorias em todas as estradas rurais do Município.

‘’Muitas pessoas que moram no meio rural ficaram com muita dificuldade de locomoção. Ficamos o ano passado inteiro cobrando e orientando o Executivo sobre as estradas rurais, para ter um planejamento e organização dos trabalhos, uma equipe pronta para a chegada do período chuvoso com materiais. Espero que esse ano possamos chegar ao êxito’’, afirmou o Vereador Marcos Fialho (sem partido) em sua fala. O parlamentar ainda expôs a pavimentação que está sendo concluída na Comunidade dos Marques, agradecendo ao Executivo, ao Deputado Federal Rodrigo de Castro (União) e ao Deputado Estadual Roberto Andrade (Patriota) pelo recurso que possibilitou a realização da obra, salientando que ‘’há muito tempo essa comunidade sofre, principalmente no período de chuvas, para se locomover’’. 

Ainda dentro do tema, o Vereador Robson Souza (Cidadania) apresentou imagens da Ponte na BR120, informando que levou a demanda ao Executivo e buscou recurso para que em breve a estrutura de concreto seja realizada no local. Além disso, o parlamentar fez agradecimentos ao Prefeito Raimundo Nonato (PSD) pela execução das obras do muro de arrimo no Distrito de São José do Triunfo e no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz.

Já o Vereador Sérgio Marota (PL) apresentou vídeos que evidenciam alagamentos na Rua Misael Lustosa, no Bairro Silvestre. Segundo o parlamentar, havia previsão de obras para o local antes do período chuvoso e não foram realizadas. 

Por fim, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) expôs a atual situação da Travessa Purdue, que se encontra com a calçada coberta por mato, e ruas do Bairro Nova Viçosa que foram comprometidas pelas fortes chuvas. A partir disso, o parlamentar protocolou 7 indicações que solicitam que sejam providenciados os devidos reparos de calçamento, manutenção e capina nos locais determinados. 


*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi