Vereadores recebem representante da Polícia Ambiental

por Assessoria de Comunicação publicado 01/03/2023 14h10, última modificação 01/03/2023 15h59

Na reunião Ordinária da terça-feira (28), Rodrigo Melo, cabo da Polícia Militar de Meio Ambiente, esteve como convidado para apresentar o Programa de Educação Ambiental (PROGEA), esclarecer as dúvidas dos parlamentares e debater sobre o assunto em questão. A presença atendeu ao Requerimento nº 004/2023, de autoria do Presidente da Casa Legislativa, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB).

Em justificativa ao convite, o autor do Requerimento esclareceu que esta já é uma iniciativa antiga do Cabo, desenvolvida quando trabalhou pela primeira vez em Viçosa “agora com o retorno do Cabo para a nossa cidade, esse programa voltará a ser trabalhado e por isso senti necessidade de trazê-lo a esta Casa para explicar sobre o funcionamento”, disse o parlamentar. 

Durante seu tempo de fala, Rodrigo apresentou a atual proposta do PROGEA, que é uma medida criada em 2015, com o objetivo de aumentar a conscientização ambiental, a fim de educar os jovens do 4º e 5º ano das escolas de Viçosa, reduzindo os danos causados ao meio ambiente por intermédio do impacto causado na comunidade escolar. 

Rodrigo reforçou a importância de trabalhar esse tema na infância, de modo que os ensinamentos sejam levados ao longo da vida. Porém, em contrapartida, afirmou que formar 74 mil alunos não é uma tarefa fácil, uma vez que a formatura exige uma estrutura que a instituição não pode arcar, devido ao pouco investimento na educação ambiental. 

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), relembrou a tragédia ocorrida no litoral paulista e salientou a importância de trabalhar o tema. Hoje como Coordenador Geral da Escola do Legislativo, juntamente com a Vereadora Marly Coelho (PSC) que está como coordenadora Técnica, nos propomos a tentar de alguma forma buscar uma parceria e de alguma forma a gente contribuir evidentemente com essa causa”, afirmou. 

Em seguida, a Vereadora Marly, que atua diretamente na causa animal, perguntou em relação às denúncias de maus tratos e sobre o protocolo de proteção animal, e reforçou dizendo “sou uma admiradora do trabalho da polícia ambiental”. Em resposta, o Cabo Melo disse que eles trabalham ativamente para cuidar dos animais, e reforçou que a melhor atitude é sempre a prevenção e a conscientização, para que as denúncias diminuam exponencialmente, se não vai ser como “enxugar gelo”. 

Por fim, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Câmara, reforçou que destinou no ano passado uma emenda impositiva ao Departamento de Meio Ambiente, para a arborização da cidade, que está acontecendo por intermédio de estudos em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. E, convidou o representante da polícia ambiental para fazer parte nas próximas reuniões e a ajudar na construção do projeto de educação ambiental desenvolvido pelo parlamentar. Ademais, Daniel comentou também sobre a revitalização do Parque do Cristo, e convidou os alunos do PROGEA para conhecer. 

Por fim, o Presidente Rafael agradeceu pela disponibilidade do Cabo e colocou a Casa Legislativa à disposição. Para mais detalhes sobre o debate em questão, e a sessão completa da reunião Ordinária (28), você encontra no YouTube da Câmara Municipal de Viçosa. 

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi