Vereadores viajam em busca de melhorias para Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 17/02/2023 10h50, última modificação 17/02/2023 14h58

Os parlamentares do mandato de 2021 à 2024, já se destacam como a legislatura que conseguiu o valor mais expressivo em emendas parlamentares, totalizando, até agora, mais de 30 milhões. Com o objetivo de trazer mais investimentos para a saúde pública de Viçosa, a Vereadora Marly Coelho (PSC), e os vereadores Rafael Cassimiro (PSDB), presidente da Câmara, Edenilson Oliveira (PSD), João Januário (João de Josino) (Cidadania), líder do prefeito na Casa, estiveram em Belo Horizonte, nos dias 15 e 16 (quarta e quinta-feira), a fim de conversar com alguns deputados sobre os gargalos da cidade.

Na quinta-feira (16), os parlamentares se reuniram com a Assessora da Deputada Estadual Ana Paula Siqueira (REDE), Claudia Stefânia, para debater questões ambientais e de saúde pública. Iniciando a discussão, expuseram sobre um fator que vem preocupando, e muito, os vereadores em relação a Polícia Ambiental, que atualmente conta apenas com 06 policiais para cuidar de Viçosa, e outras 09 cidades da região.

Além disso, conversaram também sobre as principais lacunas em relação à saúde, abrangendo pautas de acessibilidade e causa animal. Indiscutivelmente, os impactos do abandono de animais, bem como de sua procriação descontrolada, geram um problema de saúde pública. Visto que estes podem transmitir doenças e parasitas, além de provocar acidentes de trânsitos e agressão às pessoas.

Mas sob a ótica da saúde pública, essas enfermidades precisam ser prontamente controladas, já que algumas são altamente letais ou incapacitantes, como o caso da COVID-19 que matou mais de 500 mil brasileiros, por negligências à políticas públicas iniciais.

Tendo em vista a discussão, os parlamentares solicitaram à deputada um veículo para a Polícia Ambiental e uma van para a locomoção dos deficientes. Além de cobrar a nomeação de pessoas para a Secretaria de Bem Estar Animal. A Vereadora Marly em especial, pediu também emenda parlamentar via Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) para castração de animais, e pediu à Ana Paula que ajudasse a cobrar o motivo que retirou o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) das terras Yanomami.

foto dentro site.JPG

os vereadores também se reuniram, na quarta-feira (15), com a Assessora do Deputado Federal Fred Costa (PATRIOTA), Maria Clara Rego, e a conversa permaneceu em torno da saúde pública. E dentre as solicitações estão emendas parlamentares por intermédio do PAB - Programa de Atenção Básica para a Secretaria de Saúde, valor ainda a ser definido.

Além de sugerir dois projetos de lei. O primeiro em que empresas que doarem para a causa animal, o valor poderá ser deduzido no imposto de renda e o segundo para que o atendimento aos animais se torne serviço essencial, de modo que os medicamentos, alimentos, consultas e exames se tornem mais acessíveis. E mais, que o deputado faça cobranças ao Governo Federal para os representantes da Secretaria de Bem Estar Animal.

“Para alguns pode até parecer absurdo o investimento em atendimentos a animais, mas este não é um investimento que gere impacto nas contas públicas. Menos animais abandonados em nossas ruas significa prevenir surtos de raiva, leptospirose, pulgas e carrapatos. Além de aliviar a sobrecarga de protetores e ONGs (Organizações Não Governamentais)”, afirmou Marly.

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi