Pároco apresenta a 'Campanha da Fraternidade 2023'

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2023 12h30, última modificação 08/03/2023 17h07

‘’A fome tem cor, gênero e raça. É repudiada por afrontar direta e imediatamente todos os princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja (DSI). O uso egoísta e exclusivista das riquezas, esquecendo-se dos irmãos, não é compatível com a fé cristã’’, destacou o Pároco Geraldo Martins Dias, da Paróquia São João Batista, que ocupou a Mesa Diretora como convidado, atendendo ao Requerimento nº 008/2023, de autoria dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e Jamille Gomes (PT), para apresentar o ‘’Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 - Fraternidade e Fome’’, durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (07).

Em justificativa ao convite, o Vereador Bartomélio salientou que o tema é de extrema importância e relevância, destacando que seria um momento rico de ensinamento, para além da evangelização. Finalizando sua fala, o parlamentar apresentou um vídeo da campanha.

‘’A Campanha da Fraternidade deste ano nos convoca a refletir sobre a fraternidade e a fome, mas mais do que isso, a nos engajar no combate ao flagelo da fome. (...) Os temas da campanha ultrapassam os limites da fé católica e cristã, tendo um alcance universal, pois abrangem realidades que dizem respeito a toda sociedade’’, afirmou o Padre Geraldo no início de sua fala, informando, também, que é a terceira vez que a Igreja no Brasil convoca a reflexão sobre o tema deste ano.

Durante a apresentação da campanha, foi comunicado pelo convidado que o objetivo geral é de ‘’sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem a fome, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do evangelho de Jesus Cristo’’. Em seguida, o Padre apresentou dados sobre a situação da fome no Brasil, salientando que a alimentação adequada é um direito humano anterior à legislações nacional, estadual ou municipal. Os índices evidenciam que, entre 2021 e 2022, 33,1 milhões de brasileiros estão passando fome, com ênfase em mulheres e pessoas negras, que sofrem mais. Por fim, foram apresentadas as diversas ações para transformar essa realidade, divididas em Nível Comunitário e Nível Sociopolítico, com atribuições para sociedade civil e para o governos municipais, estaduais e federais.

Após a apresentação, os parlamentares fizeram suas considerações e questionamentos a respeito da campanha, agradecendo a presença do convidado.

LH0A3380.JPG

A pedido do Presidente da Casa, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), após a finalização do seu minuto final, o Pároco Geraldo, juntamente ao Padre Paulo Dionê, que estava presente no plenário da Casa, fizeram uma oração ao Poder Legislativo.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi