Saúde e PSF's são tema de Audiência Pública

por Assessoria de Comunicação publicado 10/03/2023 16h25, última modificação 10/03/2023 17h20

‘’A população paga imposto e temos direito à saúde pública’’, destacou a moradora do Bairro Santo Antônio, Rosângela Souza, durante a participação popular na Audiência Pública da quinta-feira (09). Solicitada pelo Vereador Gilberto Brandão (Avante), que presidiu os trabalhos, a sessão discutiu sobre a Saúde e os Postos de Saúde da Família (PSFs) do município de Viçosa, contando com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Rainério Fontes; da Gerente de Departamento de Redes de Atenção à Saúde, Dévola Gouveia e do Procurador da Saúde, Lucas Sathler, que compuseram a Mesa Diretora, além do Vereador Robson Souza (Cidadania), que sentou ao lado de Gilberto. Já na Mesa Central, estavam a Agente Comunitária de Saúde, Maria Priska de Macedo; a Coordenadora da Atenção Primária, Glaucia Machado e a Enfermeira da Atenção Primária, Angélica Andrade. Os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (sem partido) e Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) também estiveram presentes.

Abrindo a participação popular, Maria Aparecida Paiva (Cida) parabenizou pela realização da audiência de tema tão relevante, mas lamentou que ‘’a população não participa como deveria’’, devido à baixa presença de cidadãos no plenário e online. Em sua fala, além dos questionamentos a respeito das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da capacitação de agentes comunitários e da infraestrutura dos PSFs, citando o do Bairro Nova Viçosa, Cida destacou a importância da educação continuada para descongestionar os hospitais ‘’a partir do momento que a população é bem informada, ela sabe onde procurar o recurso que necessita. Ainda estamos muito falhos nisso. A gente sabe que a atenção primária é a porta de entrada da saúde e ela não está funcionando como deveria, isso não é de agora, é de muito tempo’’, disse.

Logo após, a moradora do Bairro Santo Antônio (Joana), prestou seu depoimento e falou da sua experiência em relação ao PSF do bairro em questão ‘’só quem vai sabe o que é isso. Você chegar lá às 05h da manhã, esperar abrir o PSF e ouvir que ‘o médico não vem hoje, você pode vir outro dia pegar a ficha’. Essa pessoa que foi até lá, não poderia ser agendada para consultar outro dia?’’. A usuária do PSF ainda tornou pública a situação vivenciada com seu marido, que havia uma cirurgia agendada em Ponte Nova e, segundo ela, corria o risco de perdê-la devido à falta de uma assinatura para liberação de um exame de sangue ‘’eu aprendi apanhando, meu marido perdeu a visão de um olho por causa de exame’’, lamentando, ainda, a falta de informação ‘’o que é Atenção Primária? Será que tem uma divulgação nos PSFs sobre isso? Não tem", lamentou.

Rosângela, também moradora do Bairro Santo Antônio, questionou sobre tanto se falar em atenção primária, mas que a população, inclusive ela mesma, não entendia sobre as legislações da saúde. ‘’O que foi passado para a população foi que os PSFs iriam surgir para desobstruir as demandas dos hospitais, mas o que a gente vê quando chega é que os hospitais estão lotados porque o PSF oferece dois dias de ficha. Isso não atende a demanda, então você fica 8, 9 horas no hospital esperando e às vezes sai sem atendimento’’, afirmou. Ao final, Rosângela reforçou a importância da informação e sugeriu que seja confeccionada uma cartilha explicativa sobre as atribuições dos PSFs e hospitais.

Após as falas de cada representante da saúde, os parlamentares fizeram questionamentos ao Secretário Rainério em relação aos medicamentos de alto custo, aos horários de funcionamento e infraestrutura dos PSFs, se haveria a possibilidade de ampliação da equipe dos postos para possibilitar a extensão do horário, sobre o planejamento da Secretaria de Saúde para abertura de PSFs nas áreas rurais, sobre o baixo número de fichas disponibilizados nos postos e também sobre a necessidade de aprimorar a divulgação em diversos âmbitos da saúde municipal, a fim de informar a população.

Em relação à infraestrutura dos postos de saúde, Rainério afirmou que há previsão de reforma nos PSFs do Município, com prazo de 60 dias para serem iniciadas, salientando que ‘’o de Nova Viçosa será o primeiro a ser contemplado’’.  Aos questionamentos relacionados à falta de fichas e demanda de exames, o secretário afirmou que ‘’iremos solicitar um rastreio a respeito das fichas. Sobre os exames, temos um protocolo a ser seguido, de preparação do paciente, não é o secretário que delibera qual paciente será atendido, e sim de acordo com a classificação de risco, que estamos atualizando’’. Além disso, Rainério também reforçou a importância da educação continuada e divulgação das informações a respeito da saúde.

Para conferir o debate com todos os detalhes e informações, acesse nosso canal do YouTube e assista a sessão completa da Audiência que já se encontra disponível.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi