ACAT e ACAMARE na pauta de discussão da Tribuna e nas falas dos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 20/04/2023 09h50, última modificação 20/04/2023 12h55

Um assunto bastante comentado ao longo da reunião Ordinária da terça-feira (18) foi sobre como a coleta e a reciclagem de lixo da cidade está 'sofrendo' com o descaso e a falta de estrutura.

A discussão começou quando Daniel Neves Benevenuto, trabalhador da ACAT (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa) usou a Tribuna Livre para explicar o motivo dos materiais estarem sendo acumulados, visto que uma prensa foi prometida pelo Poder Executivo e não foi entregue. “Como só temos uma prensa para trabalhar, não estamos dando conta para dar vasão naquele material”, disse, mencionando que houveram denúncias desse acúmulo. Daniel finalizou relatando que ‘o dinheiro do equipamento está na Prefeitura desde o ano passado e que prometeram a entrega desde março de 2023, e até o momento nada foi feito’.

No uso da Palavra Livre, o Vereador Robson Souza (Cidadania) reforçou que ‘a luta da ACAT é constante’. Ele relembrou que no início de seu mandato, junto com o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), ex-presidente da Câmara, fizeram uma visita às duas associações responsáveis por esse setor - a ACAT e a ACAMARE (Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa) - e desde essa época perceberam as dificuldades das mesmas. O parlamentar ainda afirmou que ‘foi bom saber que o recurso está com esse problema' e prometeu ‘buscar entendimento junto ao Executivo para ver como liberar essa questão de forma mais rápida’.

Em sequência, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) disse que a problemática das duas associações ‘é nada mais do que descaso que existe no Poder Público Municipal’. O parlamentar falou que ‘o SAAE ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa) vive de promessas com essas situações e nada é resolvido'. Ademais, Tistu contou que foi a ACAMARE diversas vezes e a situação é 'desumana', segundo ele, 'não é local para uma pessoa trabalhar’. O vereador finalizou dizendo que 'é necessário cobrar do Poder Executivo para que olhe com carinho para essas entidades, a fim de dar uma vida digna aos trabalhadores'.

Ainda dentro do tema, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) falou da importância de ‘'não trazer uma denúncia vazia, mas fazer uma aproximação a essas pessoas que são tão importantes advindos desse processo de cuidar do meio ambiente’', afirmou.

Outro parlamentar a abordar o assunto foi Edenilson, salientando sobre a necessidade de ‘'mostrar para a população o que de fato acontece na cidade'’. Ele relatou que situações semelhantes estão acontecendo, como a demora da construção de uma capela mortuária em Cachoeirinha (Cachoeira de Santa Cruz), mesmo já tendo o subsídio. Por fim, o vereador concluiu dizendo que há desigualdade nas regiões de Viçosa e comparou a problemática com a Nova PH Rolfs, onde ‘'é um luxo e tudo funciona'’.

Por fim, a Vereadora Jamille Gomes (PT) contou que a partir da exposição dos recicláveis da ACAT que o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) trouxe na última Ordinária, ocorrida no dia11 de abril, se sentiu preocupada e foi até a associação para entender o que estava acontecendo. Ela esclareceu que ‘a partir das emendas parlamentares, a prensa está em fase de compra.’ Finalizando, Jamille também reforçou que ‘a questão estrutural das associações não é culpa dos trabalhadores’, cobrando o Executivo as prensas que estão prometidas desde o começo do ano.

*texto da estagiária Larissa Fontes sob a supervisão de Mônica Bernardi