Obras e Estradas Rurais voltam a ser tema de Indicações e fala de Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 20/04/2023 17h35, última modificação 20/04/2023 18h11

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (18), as obras e as estradas rurais do Município voltaram a ser tema das indicações protocoladas e nas falas dos parlamentares. 

Abrindo o uso da Palavra Livre, o Vereador Robson Souza (Cidadania) agradeceu a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos pela execução dos serviços, atendendo as demandas indicadas. Citando a Rua Alaíde Bernardino, o parlamentar comunicou a respeito do reparo do local ‘’a gente espera que o serviço prestado agora seja, de fato, bem feito, porque essa manutenção já foi feita 03 ou 04 vezes, então dessa vez esperamos que seja eficiente’’. Ainda em sua fala, Robson tornou pública a visita realizada, juntamente ao Vereador Sérgio Marota (PL) à Cimvalpi (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga) para buscar informações acerca da iluminação pública e da infraestrutura de Viçosa. ‘’Iluminação pública é uma questão de segurança pública’’, afirmou Robson, destacando que alguns locais já se encontram iluminados e, consequentemente, os moradores se sentem mais seguros.

Na sequência, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) citou a Lei nº 2987 para informar sobre a prioridade da realização de obras em locais onde residem pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência. ‘’Quem se encontrar nessa situação, procure a Prefeitura ou a mim. Vamos fazer com que a lei dessa cidade realmente seja cumprida’’, destacou, afirmando que 'o Município possui diversas leis que não tem funcionalidade se não forem colocadas em prática'. Por fim, o parlamentar salientou que caso essa demanda não seja atendida, ele irá registrar a denúncia no Ministério Público. 

Em continuação, o Vereador Sérgio Marota (PL) também comunicou sobre à visita ao Cimvalpi, trazendo informações sobre a Rua Benevenuto Saraiva ‘’estivemos ontem com toda a coordenação do Cimvalpi, tivemos a audiência pública, nós cobramos do Executivo há meses, tivemos a promessa dos secretários municipais de que iriam realizar essa obra até maio e a empresa para a realização do serviço já foi contratada, a Conterplan (Construções e Terraplenagem), que iniciará a obra dentro de 15 dias, orçada em quase 280 mil reais, e será concluída até o fim de junho’’. Sobre a Rua Marly Azevedo, Sérgio destacou que ele e o Vereador Robson cobraram melhorias para o local, que sofre com as chuvas ‘’a empresa irá retomar o processo de reparação, e agora foi feito um projeto onde toda a rua será contemplada, desde o início, onde as enxurradas começam e trazem destruição para o local’, afirmou. Ademais, o parlamentar apresentou as Indicações nºs 311 e 313/2023, de sua autoria, que solicitam, respectivamente, reparação na Rua Dom Silvério, Bairro Nova Era; e obra de reparação e tapa buracos na Rua São José, no Bairro Bela Vista. 

Ainda sobre a Rua Marly Azevedo, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) salientou que esteve no local junto de engenheiros e apresentou fotos que expõe as condições atuais, com bloquetes soltos e fora do lugar, mesmo após a conclusão dos trabalhos de reparo, lamentando a qualidade do serviço prestado pela Cimvalpi. ‘’As chuvas desceram, não passaram pelo manilhamento. O ir e vir daquela rua se tornou pior do que estava antes’’, continuou a parlamentar, mostrando um vídeo com alagamento no local durante a chuva ocasionada na sexta-feira (14). 

Em sua fala, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) lamentou a situação que se encontram as ruas Agenor Pires Dantas e João Martins Oliveira Chaves, ambas no Bairro Nova Viçosa, afirmando que ‘’nem podemos dizer que é uma rua. Não tem nenhum calçamento, os moradores estão ilhados quando chove, não passa carro’’. Já no Bairro Barrinha, o parlamentar apresentou imagens da Rua Yolanda Soares, que se encontra com bloquetes soltos e buracos. A partir disso, Cristiano protocolou diversas indicações, nas quais as de nºs 301, 304 e 307/2023 solicitam manutenção nas ruas citadas por ele. 

Em busca de melhorias para o Município, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) usou seu tempo regimental para tornar públicos os projetos de calçamento em diversas ruas dos bairros Nova Viçosa e Posses. ‘’Estamos em busca de mais recursos para estar realizando essas obras tão necessárias para as comunidades locais’’, salientou o parlamentar, esperançoso com os projetos.

Em contrapartida, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), líder do prefeito, justificou que as chuvas vieram em um volume muito alto, afirmando que ‘’pode ter a captação de água de todas as formas, de distância em distância podem ter os bueiros, mas não dá conta’’, e disse, ainda, que a Rua Marly Azevedo, em especial, é muito íngreme e por isso ocorrem estes problemas durante as chuvas. 

Dando sequência ao tema, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) também se posicionou a respeito das condições da Rua Marly Azevedo, expondo um vídeo que esclarece a situação do local quando chove. ‘’Se fossem pedidos aditivos e a obra andasse, estávamos satisfeitos. Mas não é isso que acontece. Além dos bloquetes, terá que refazer toda a rede pluvial, pois está havendo vazamento. É mais uma obra com todos os recursos e investimentos jogados fora’’, prestou sua indignação. 

Corroborando com o colega, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) abordou sobre ruas do Município que foram afetadas com as chuvas, salientando que esteve visitando, junto com Marcão, nos locais demandados por moradores. As ruas apresentadas pelo parlamentar foram as ruas Silva Pontes e Marly Azevedo, que se encontram com bloquetes soltos. 

Estradas Rurais

Ainda na reunião Ordinária, a Vereadora Vanja iniciou sua fala fazendo um convite aos colegas parlamentares para realizarem, juntos, vistorias nas estradas rurais do Município, junto ao Secretário da pasta, Geraldo Deusdedit, ex-vereador, para que as demandas sejam resolvidas até setembro, durante a época de seca. ‘’Se não arruma nessa época de seca, depois não adianta. Será aquela mesma tragédia, aquele absurdo de impedir os moradores da zona rural de se deslocarem até a cidade e levar suas produções. Temos que saber tudo que deu errado no período chuvoso para arrumarmos a tempo’’, afirmou. Ademais, a parlamentar também salientou que recebeu o planejamento do patrolamento das estradas rurais, colocando cada localidade em uma época, o que facilitará a visita aos locais. 

Buscando melhorias para as estradas rurais, o Vereador Robson protocolou a Indicação nº 298/2023, solicitando a manutenção nas estradas rurais que dão acesso ao Cascalho, Córrego Santa Tereza, Cachoeira de Santa Cruz e Grota dos Casemiro. Na mesma linha, o Vereador Marcos Fialho também protocolou a Indicação nº 314/2023, que solicita ao Prefeito Municipal, Raimundo Nonato (PSD), que interceda, junto ao órgão competente para a tomada de providências, com extrema urgência, na manutenção, reparo e cascalhamento das estradas rurais onde se iniciaram a colheita de safra de café. O documento em questão cita, de forma detalhada, os locais que necessitam dos serviços, com a justificativa de que a solicitação se faz necessária uma vez que há um aumento do uso das estradas no período de abril a setembro, devido à colheita. 

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob supervisão de Mônica Bernardi