Vereadora celebra Parceria Público-Privada para revitalização de capela mortuária

por Assessoria de Comunicação publicado 05/04/2023 16h55, última modificação 05/04/2023 17h26

Desde o início do seu mandato, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) expõe a situação dos cemitérios de Viçosa, em especial o Cemitério Colina da Saudade e sua capela mortuária. Na reunião Ordinária da terça-feira (04), Vanja apresentou um vídeo mostrando que foi assinado um termo de cooperação da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre ela, como cidadã, e o município de Viçosa para revitalização da referida capela.

A primeira indicação da vereadora sobre o assunto, de nº 171/2021, foi apresentada durante reunião do dia 14 de abril de 2021 e solicitava ao Executivo a manutenção do cemitério Colina da Saudade. Justificando sua indicação, Vanja relatou que visitou o local diversas vezes e percebeu ‘’um estado de abandono total, sendo que o Município tem o poder e dever de fiscalizar e realizar a manutenção de seus cemitérios’’. As cobranças em relação a tais melhorias se estenderam ao longo dos meses de 2021.

Sem sucesso por parte de suas solicitações ao Executivo, a Vereadora Vanja voltou a fazer vistorias no cemitério a partir de março de 2022, uma vez que estava findando o meríodo de chuvas no Município e 'seria mais viável para fazer qualquer tipo de manutenção'. Em busca de solução para a reforma da capela Mortuária, a parlamentar visitou o local inclusive na companhia do Secretário de Obras, Arimatéia Marques, para fazer um levantamento de prioridades do que o local precisava. Ainda naquele mês, Vanja se reuniu com várias empresas de serviços funerários e a partir daí foi se consolidando a ideia inicial de se fazer uma PPP para viabilizar as reformas necessárias no espaço.

Sendo assim, depois de dois anos de inúmeras solicitações, a parlamentar comemorou a celebração do termo. ‘’Essa PPP foi assinada por mim e pelo Prefeito Raimundo (Nonato, PSD), na presença dos procuradores Dr. Adriano e Dr. Paulo Leonardo. Nesta parceria temos a relação de todo material que será fornecido pelo Município e os demais que serão adquiridos através de doações de comerciantes, empresários, cidadãos comuns que queiram fazer a diferença ajudando num projeto de tamanha importância’’, disse Vanja.

Por fim, foi apresentado um vídeo atual evidenciando a situação da capela mortuária do Cemitério Colina da Saudade. A Vereadora Vanja relatou ‘’um estado de desleixo e precariedade’’ da capela mortuária. A parlamentar esclareceu que ‘’percebem-se infiltrações de topo tipo, buracos no teto, assentos precários, portas sem trancas, mofos e diversas outras precariedades’’.

*texto de Melina Mattos sob supervisão de Monica Bernardi