Vereadores debatem sobre Segurança nas Escolas do Município

por Assessoria de Comunicação publicado 13/04/2023 09h45, última modificação 13/04/2023 13h08

A segurança pública foi tema de destaque na fala dos parlamentares na reunião Ordinária da terça-feira (11), devido aos últimos ataques provocados em escolas do País, que geraram a preocupação da sociedade viçosense e das autoridades do Município. Sobre as medidas de prevenção, em nota publicada no dia 10 de abril, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, afirma que ‘’medidas de segurança estão sendo providenciadas com a colocação, em todas as escolas, de câmeras de monitoramento nas áreas externas dos educandários, com acesso remoto para os diretores’’. A Polícia Militar de Viçosa também já prepara um esquema preventivo que será aplicado junto ao Estado, lançando uma Operação de Proteção Escolar, com objetivo de promover a segurança e o bem-estar de alunos, professores e funcionários. A nível estadual, o Governador Romeu Zema (Novo), apresentou na quarta-feira (12) medidas de proteção, como a adoção de um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que torna obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos locais e a adoção de um canal de comunicação direto entre os diretores de escolas e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), esclarecendo que os procedimentos serão estendidos tanto para a rede pública quanto para a particular. 

‘’Bernardo Machado, Bernardo da Cunha, Enzo Barbosa, Larissa Toldo, essas quatro crianças que acabei de ler o nome foram vítimas do ataque em Santa Catarina, na semana passada. É um episódio que nos comove e nos deixa estarrecido diante da crueldade que pode chegar um ato’’, afirmou o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), logo no início da sua fala, na Palavra Livre, lamentando sobre o caso. Na sequência, o parlamentar relembrou os discursos de ódio e apoio ao armamento da população pregados pelo governo anterior, reforçando que ‘’precisamos tratar a educação como prioridade, ela não pode mais se estacionar em discursos políticos’’, disse Bartô. Após a fala, a pedido do vereador, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em memória dessas crianças. 


minuto escola


O Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Casa, também usou seu tempo regimental para lamentar os episódios de violência que vem acontecendo pelo País ‘’isso é reflexo de um discurso de ódio plantado nos últimos anos no Brasil, legitimado, e agora precisamos combater tudo isso’’. Em continuação, o parlamentar solicitou à população viçosense que não compartilhe ‘fake news’, salientando que ‘’nesta semana foram divulgadas notícias falsas de que nossas escolas estariam sob ataques. Não compartilhem. O que essas pessoas querem é gerar pânico na sociedade. Nós já estamos atuando, junto com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal de Educação, mas precisamos ir além, precisamos discutir isso de forma pedagógica dentro das escolas, nos noticiários, mas nunca divulgando esses autores e esses massacres, porque isso irá legitimar outras pessoas a fazerem o mesmo’’. Finalizando sua fala, Daniel tranquilizou a população afirmando que a Câmara de Viçosa está atenta, junto ao Executivo e à Polícia Militar, que fará rondas nas escolas. A partir disso, o vereador protocolou a Indicação nº 254/2023, solicitando que aumente a segurança da Escola Municipal Dr. José Teotônio Pacheco, no Bairro Posses, realizando os reparos da cerca de entrada, do portão principal e faça a contratação de pelo menos um vigia. 

Corroborando com os colegas, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) reforçou que ‘’é triste, é lamentável. Quando nós, que temos empatia, assistimos a reportagem pela primeira vez, as lágrimas vem mesmo sem querermos. Viçosa, infelizmente, como disse o Vereador Daniel, contribuiu, depois deste episódio, com as fake news produzidas por várias pessoas que, de forma irresponsável, começaram a compartilhar que nossas escolas estariam em risco também’’, enfatizando a necessidade de que tenhamos amor e empatia ao próximo antes de divulgar notícias falsas, que causam a desinformação e precisam ser combatidas. 

‘’Eu, enquanto pedagoga, tenho que salientar que o papel da Polícia Militar (PM) é importante para o Município e pode mitigar diversos ataques que podem estar sendo planejados, mas não pode ser isolado. Temos um papel com a segurança pública de unir todas as instituições do Município para garantir a segurança e diminuir a violência. Segurança Pública não é só a PM, colocar câmera dentro e fora das escolas não é a única ação, o que a gente pode fazer para promover a cultura da paz na nossa sociedade?’’, questionou a Vereadora Jamille Gomes (PT), durante a Palavra Livre. Em continuação, a parlamentar destacou que o papel da escola é de formação humana e desenvolvimento do cidadão, salientando que ‘’a gente precisa, em conjunto, em várias ações com a Saúde, Educação e Assistência Social, garantindo os direitos dos cidadãos, regulamentando o conteúdo da internet, porque sabemos que esses ataques vieram de grupos de ódio da internet’’. Ademais, Jamille tornou público o canal exclusivo de denúncias criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura, que deu início no dia 06 de abril. O canal se encontra disponível no link: www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura, que contém todas as orientações necessárias para quem desejar fazer a denúncia, que é anônima. 

Ainda dentro do tema, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) também se posicionou sobre o caso ‘’essa semana acredito que todos os vereadores receberam perguntas da população do que poderíamos fazer a fim de buscar uma segurança para os alunos que estão nas redes municipais e privadas’’, comunicou. A partir disso, o parlamentar discursou sobre a importância de não trazer à tona novamente os acontecimentos, a fim de não dar palco ao ocorrido, porém, reforçou a responsabilidade dos parlamentares em representar a população, buscando medidas que possam prever qualquer tipo de fato relacionado e tranquilizar a sociedade. Por fim, Marcos informou que ‘’por isso, hoje estou encaminhando ao Poder Executivo Municipal, solicitando a colocação de segurança especializada nas escolas, que acredito ser uma das medidas para proteger nossa população, assim como outras que precisam ser tomadas’’, disse. 

O Vereador Sérgio Marota (PL) se solidarizou com as famílias das crianças que sofreram o atentado e publicou na quarta (12), em suas redes sociais, orientações à população sobre o tema em questão. 

‘’Eu recebi dezenas de ligações de mães preocupadas com seus filhos nas escolas. Nós, como Legislativo, não poderíamos deixar de dialogar com essas famílias para tranquilizá-los’’, comunicou o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), salientando que os parlamentares não têm o poder de execução para reforçar a segurança nas escolas, mas que cabe ao Poder Legislativo o papel de endossar o pedido e fazer a cobrança para que a Prefeitura ‘’contrate a segurança especializada nas escolas do Município para tranquilizar os pais’’. Por fim, Cristiano também prestou sua oposição às notícias falsas disseminadas, relembrando que se trata de um crime. 

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi