Vereadores voltam a fazer críticas ao Executivo

por Assessoria de Comunicação publicado 27/04/2023 18h25, última modificação 27/04/2023 19h16

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (25), os vereadores voltaram a fazer diversas críticas ao Poder Executivo em relação a questões como obras, estradas rurais e a infraestrutura da cidade, uma vez que estão sendo cobrados pela população viçosense. Sobre isso, os parlamentares salientaram que as indicações e fiscalizações estão sendo feitas, porém, falta ser colocado em prática por parte do Executivo. Ademais, a entrevista do Vice-Prefeito, Luís José de Arruda Alves (Tilu), concedida a um meio de comunicação do Município, repercutiu na fala dos vereadores ao longo da reunião. 

No uso da Palavra Livre, as obras emergenciais novamente entraram na fala do Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), que reclamou sobre a falta de comprometimento do Executivo em relação às construções das pontes do Laranjal, do Santa Clara, da estrada das Duas Barras e de outros locais. O parlamentar disse que ‘’sai nas ruas envergonhado’’, visto que, ‘’o papel de cobrança é feito, porém o papel da realização depende do Executivo através da Secretaria de Obras’’. Por fim, o vereador lamentou por ‘‘Viçosa estar abandonada pelo Prefeito Raimundo’ (PSD)’, questionando se no período eleitoral as obras começarão a ser realizadas.  

Na sequência, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) iniciou sua fala elogiando a entrevista do vice-prefeito, destacando ser um ‘’ato de coragem’’. O parlamentar ainda comunicou que ligou para ‘Tilu’, que ‘’explicou que foi apresentado um plano de ação e execução para solucionar os problemas mais urgentes da cidade e que esse planejamento já se encontra com um secretário no Executivo para as providências'’. Ainda em sua fala, Cristiano finalizou cobrando melhorias para a Rua Alex Doroffef, em Silvestre, e no Zig Zag. 

Em continuação, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) solicitou a manutenção da pavimentação da Rua Mário Dutra dos Santos, onde fica localizada a Escola Estadual Raul de Leoni, no Bairro Santo Antônio. Além disso, retomando o assunto sobre o vice-prefeito, Vanja deixou a ele um ‘cumprimento e respeito ao desabafo, coragem e informação precisa’ e reforçou que ‘a cidade precisa de compromisso e comprometimento’. 

Corroborando com a colega, o Vereador Sérgio Marota (PL) também elogiou ‘Tilu’ e  concordou com os demais parlamentares em relação à infraestrutura do Município, dizendo que ‘‘Viçosa tem pontos que estão abandonados’’ mas que acredita em dias melhores, fazendo referência ao projeto da ponte do Laranjal, que, segundo Sérgio, tem estimativa de 15 dias para ficar pronta. 

Dando sequência ao tema, o Vice-Presidente da Câmara, Vereador Daniel Cabral (PCdoB), salientou que o Executivo deverá enviar à Casa Legislativa resposta a todos os requerimentos protocolados pelos parlamentares no período de 15 dias, lamentando que as solicitações não estejam sendo atendidas, ‘’o Executivo não está respeitando o Legislativo’’, disse. "Não estamos aqui para brincadeira, estamos aqui para fiscalizar”, reforçou Daniel, dizendo que o Município precisa de ação. Por fim, o vereador também questionou acerca da falta de investimento na educação, visto que o mínimo constitucional para esse setor não foi gasto.

Em seguida, a Vereadora Jamille Gomes (PT) reforçou o discurso dos demais colegas ao citar que possuem o papel de ‘’fiscalizar e de levar demandas, mas quem executa é o prefeito Municipal’’. A fim de encontrar soluções e buscar melhorias para o Município, a parlamentar sugeriu ao Executivo pleitear orçamento e recursos de programas do Governo Federal, como o “Mãos à Obra", que oferece recursos para obras paradas. 

Em contrapartida, o Vereador João Januário (João Josino) (Cidadania), líder do prefeito na Câmara, disse que ‘‘as pessoas só enxergam o que não é feito’’, citando algumas obras que o Executivo já realizou. Ademais, João ainda afirmou que essas críticas são uma ‘’covardia com o Prefeito Raimundo’’ e que é preciso reconhecer tudo que já foi feito. Logo após a fala do parlamentar, os vereadores Gilberto Brandão (Avante) e Rogério se posicionaram a respeito, destacando que as demandas chegam e falta organização por parte do Executivo e que, quando há motivos para elogios, eles o fazem. 

Em sua fala, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) continuou as reclamações ao Poder Executivo e pontuou que ‘’se dentro da Casa (Prefeitura) não se tem organização, imagine do lado de fora’’, fazendo alusão à entrevista do vice-prefeito. O parlamentar relatou que a população está insatisfeita, salientando que recebeu uma imagem com uma ‘’plaquinha de viçosenses dizendo que os vereadores estão dormindo’’, mas que na verdade, ‘’o prefeito é que não tem feito nada’’, afirmou.

No Grande Expediente, ainda prestando apoio ao vice-prefeito, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) solicitou que seja enviada a ele uma Moção de Apoio. De acordo com Marcos, os parlamentares estão sensibilizados com a situação e a Moção servirá como forma de alertar o Prefeito Raimundo. 

Zona Rural 

Ainda na Ordinária do dia 18 de abril, a Vereadora Vanja fez um convite aos colegas parlamentares para realizarem, juntos, vistoria nas estradas rurais do Município, junto ao Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Geraldo Deusdedit, ex-vereador, para que as demandas sejam resolvidas até setembro, antes do período de chuva. Na ocasião, Vanja relembrou sobre como os moradores da zona rural ficaram impedidos de se deslocarem até a cidade para levar suas produções.

Na reunião da terça-feira (25), o tema voltou a ser recorrente depois que algumas visitas foram realizadas. 
Durante o uso da Palavra Livre, os vereadores Daniel Cabral e Marco Cardoso voltaram a relembrar que as chuvas estão próximas e que nada ainda foi feito pelo Executivo. O Vereador Marcão lamentou que os moradores terão que passar pelo mesmo problema do ano passado, por falta de iniciativa e planejamento do Poder Público. 

Em sequência, o Vereador Marcos Fialho, que participou da vistoria nas estradas rurais junto com os vereadores Marcão e Vanja, contou sobre a decepção que sentiu, visto que não existe recurso e nem cumprimento do planejamento. 

*texto da estagiária Larissa Fontes sob a supervisão de Mônica Bernardi