Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica apresenta os trabalhos em Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 10/05/2023 12h10, última modificação 10/05/2023 17h37

Atendendo ao Requerimento nº 019/2023, de autoria das vereadoras Jamille Gomes (PT), Marly Coelho (PSC) e Vanja Honorina (PSD), procuradoras da Mulher na Casa Legislativa, durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (09), foram apresentados os trabalhos da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) no município de Viçosa, pelos militares Capitão Paulo Seixas, juntamente ao Sargento Valdeir e a Cabo Rosilene, que compuseram a Mesa Diretora representando o Tenente Coronel Ricardo Schafer, comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar (PM) Independente de Viçosa.

Em justificativa ao convite, as parlamentares salientaram que o intuito da discussão é apresentar à população o que tem sido feito de maneira preventiva em relação à violência doméstica no Município. ''As pessoas pensam no papel da polícia como apagar um incêndio, quando a violência já aconteceu, mas o papel da polícia pode ser muito mais amplo dentro dessa rede de proteção'', afirmou Jamille, destacando a importância do trabalho preventivo. Na mesma linha, as parlamentares Marly e Vanja corroboraram com a fala, reforçando que, por mais que seja um tema amplamente discutido e que haja a divulgação dos canais de denúncias, a violência contra mulheres aumenta a cada dia. 

Iniciando a apresentação dos trabalhos, o Capitão Paulo explicou que a Polícia Militar tem em seu portfólio de serviços a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, informando que anteriormente era feito um serviço inicial, que trabalhava uma parte do dia, mas foi observado que não estava sendo atendida as necessidades das mulheres em Viçosa. Sendo assim, o militar evidenciou que o comando da unidade colocou dois policiais trabalhando todos os dias para fazer um acompanhamento das vítimas. Na sequência, ele destacou que o convite da Casa Legislativa foi de grande importância, visto que, além da visibilidade, a PM conseguirá obter maior conhecimento das informações, as quais a população fornece aos vereadores. 

Ainda no assunto, o Capitão Paulo contou como é feita a patrulha, que é composta pelo Sargento Valdeir e a Cabo Rosilene. “Existe um atendimento inicial quando a vítima aciona o disque denúncia 190 e demanda a viatura da PM naquele local. A viatura desloca para tratar daquela ocorrência naquele momento, conduzindo a vítima ao hospital para atendimento médico e fazendo a visão do agressor”, disse. Além disso, o militar salientou que é ‘preciso de um segundo momento para aprofundar o caso’, logo, ‘a equipe da PPVD retorna até a residência da vítima para buscar mais informações’. Por fim, o capitão disse ‘que a partir do momento que a Polícia Militar se envolve com a situação, são realizadas nove visitas para que as vítimas reconheçam seus direitos e tenham garantia de que estão seguras’. 

Em sequência, o convidado ressaltou que é feito um trabalho de prevenção e alerta da violência doméstica nas escolas, a fim de reforçar a importância da nova geração reconhecer o quanto é necessário o combate desse crime. Sobre isso, ele explicou que é feito um bate-papo voltado para o público adolescente e que a PM espera convites para ir em mais escolas do Município, incluindo também as da zona rural. 

No momento de perguntas feitas pelos vereadores, o Capitão Paulo expôs que a PPVD carece de uma viatura, visto que está sendo utilizado um veículo de Araponga. Além disso, completou que precisam de um atendimento da unidade, isto é, um número de telefone específico, uma vez que, com a falta dele, as vítimas mantêm contato diretamente com o celular individual do agente.

Ao fim, os representantes da Polícia Militar reforçaram que o disque denúncia 190 funciona 24 horas e que todas as ligações são gravadas, se colocando à disposição da Casa Legislativa para que os serviços sejam aprimorados e as demandas da população atendidas.  


*texto da estagiária Larissa Fontes sob a supervisão de Mônica Bernardi