Vereador faz Indicações sobre descaso em PSF de Nova Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 04/05/2023 08h55, última modificação 04/05/2023 13h52

Durante o uso da Palavra Livre, na reunião Ordinária da terça-feira (02), o Vereador Gilberto Brandão (Avante) voltou a falar sobre o caso do PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Nova Viçosa que está envolvido e protocolou indicações sobre o assunto, a fim de atender as demandas da população e ampliar a transparência pública em relação aos exames da Secretaria Municipal de Saúde. 

Em contexto, no mês de março desse ano, o parlamentar foi acusado de ser responsável pela motivação do pedido de demissão de dois médicos da Unidade de Saúde de Nova Viçosa, após tentar solucionar uma reclamação da moradora do bairro, Patrícia Anselmo, que precisava da assinatura dos médicos em um documento do seu neto. Após o ocorrido, Patrícia fez uso da Tribuna Livre, na reunião Ordinária do dia 21 de maio, para relatar sua versão do caso. Segundo ela, seu neto precisava de atendimento médico e foi levado ao local com toda a documentação necessária, porém, a médica responsável pelo caso informou que levaria de 08 meses a 01 ano para a liberação da vaga para que o garoto fosse atendido. Logo, achou um 'absurdo' e procurou o Vereador Gilberto para obter uma orientação a fim de solucionar o problema. Ao fim da fala de Patrícia, o Vereador Gilberto prestou apoio ressaltando que ‘foi eleito para isso’ e que ‘seu compromisso é com o povo, de correr atrás e ouvi-los, explicando que a situação chegou ao ponto de precisar de intervenção pela falta de um bom atendimento´. 

Ao retomar o assunto na terça-feira (02), o parlamentar afirmou que ao interceder pela população de Nova Viçosa, ‘os funcionários do PSF quiseram prejudicá-lo quando abriram um Boletim de Ocorrência’ contra ele. Sobre isso, Gilberto disse que está ‘levando o caso à justiça' e que está sendo feito um Boletim de Ocorrência contra o Executivo, a Unidade de Saúde em questão e seus funcionários. Além disso, o vereador contou que abrirá um processo judicial contra uma moradora do bairro, que, segundo ele, segue difamando-o nas redes sociais. Ao fim de sua fala, o Vereador Gilberto ressaltou que '‘para estar trabalhando na Unidade de Saúde tem que gostar de pobre’' ao dizer que ‘'o médico não estava tendo competência para atender'’ e que ‘'não serve para a população de Nova Viçosa um funcionário que tem nojo de colocar a mão em um paciente'’. 

Ainda sobre o tema, o parlamentar protocolou duas indicações, aprovadas na Ordinária (02), visto que, não houve contratações após os médicos se demitirem. Assim, a Indicação nº 366 solicita a requisição de documentos à Secretaria Municipal de Saúde, consistentes na relação de todos os exames autorizados pela Secretaria, preservando-se os dados pessoais dos usuários, e os laboratórios ou clínicas em que foram realizados, bem como a indicação do instrumento contratual com o prestador de serviço, em qualquer caráter, desde janeiro de 2021 até a presente data. Em justificativa, o parlamentar esclarece que diante da prerrogativa de fiscalização do Poder Legislativo, é dever do Executivo garantir a transparência pública mediante o fornecimento dos documentos solicitados. 

Na mesma linha, Gilberto também protocolou a Indicação de nº 371/2023, que solicita à Secretaria Municipal de Saúde que proceda a contratação de dois médicos (clínico geral e/ou pediatra) para atender as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nova Viçosa e Posses, com objetivo de atender aos interesses da população, de forma que esta tenha seus direitos de acesso à saúde garantidos. Ainda na justificativa do documento, o parlamentar ressalta a necessidade de melhoria nos atendimentos e a urgência da contratação devido a ausência de médicos, que inviabiliza o atendimento da alta demanda de pessoas que precisam do serviço de saúde. 

*texto da estagiária Larissa Fontes sob a supervisão de Mônica Bernardi