Vereador cobra por mudanças na gestão do Hospital São João Batista

por adm publicado 04/09/2023 08h31, última modificação 04/09/2023 08h31

Aconteceu, na manhã da terça-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa, uma reunião solicitada pelo vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) para tratar da situação em que se encontra o Hospital São João Batista (HSJB) e o setor de nefrologia do local, principalmente após a saída do Médico Rodrigo Gomes, após mais de 23 anos. Além do Vereador Rogério, estiveram presentes também na reunião os parlamentares Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marcos Fialho (sem partido), que apoiaram a causa.

Durante o encontro, que contou com a presença da Avirc (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados), representada pela Presidente Kênia Missuti e de alguns pacientes, a Associação demonstrou grande insatisfação com a saída do médico e, principalmente, 'com o caminho que o setor de hemodiálise do Hospital São João Batista está seguindo com a atual gestão'. “Desta vez, não existe uma comunicação saudável entre a gestão, paciente e médicos. E toda vez que eu procurei o Renan (diretor do HSJB), eu senti um ‘tanto faz’ para o setor de hemodiálise”, pontuou Kênia.

Além da Avirc, o Médico Sérgio Norfino Pinto, nefrologista e ex-vereador da Câmara de Viçosa, também expressou sua preocupação com o setor no hospital e rebateu falas do atual diretor. Segundo ele, diferentemente do que foi noticiado, o setor de nefrologia está debilitado e não consegue se manter atualmente com o quadro de profissionais disponíveis. Sérgio ainda disse que fez reinvindicações para a atual direção do HSJB e deu um prazo de dez dias para que eles respondessem e tentassem a volta de Rodrigo.

“Temos problemas com a administração por falta de pagamento e deficiências na infraestrutura. O hospital recebe o dinheiro para o setor, mas por vezes destina para outro local que entende ser mais urgente. O serviço está sendo sugado”, disparou Sérgio.

Ainda na reunião, pacientes e outros membros da Avirc demonstraram uma enorme insatisfação com a atual gestão do local, acusando a mesma de “agirem como querem” e afirmando 'ser necessária uma troca urgente' para que o serviço não fique ainda mais defasado.

Nesse sentido, o Vereador Rogério, apoiado pelos colegas Marcão e Marcos, afirmou que 'eles irão fazer essas demandas chegarem a quem precisa chegar e que eles lutarão para uma gestão melhor e, consequentemente, uma troca na direção do HSJB'. Segundo ele, um pedido de intervenção do Hospital São João Batista já foi entregue ao Ministério Público. Além disso, deixou claro que os vereadores da Casa Legislativa irão buscar outros meios, se for preciso, para solucionar o problema do hospital.

“Nós, como vereadores, vamos fazer chegar a quem tem que chegar. Vamos sair daqui já com um ofício e fazer acontecer. Essa luta precisa ser comprada pelo Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Se não está funcionando da maneira como deveria, se está havendo falta de repasse ou ingerência, algo tem que ser feito”, pontuou Rogério.

Também presente na reunião, o representante do Deputado Estadual Roberto Andrade, Leonardo Paiva Pereira, afirmou que levará a demanda até o parlamentar e garantiu que 'tudo que for possível para que essa mudança ocorra, será feito'.

* texto de Guilherme Alves sob a supervisão de Mônica Bernardi