Vereador presta homenagem pelos 20 anos da Quintal do Samba

por adm publicado 04/09/2023 08h28, última modificação 04/09/2023 08h28

A Rádio Comunitária Quintal do Samba FM foi homenageada pelos seus 20 anos, na reunião Ordinária da terça-feira (11), última do semestre, por intermédio do Requerimento nº 018/2023, de autoria do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT).

‘’O objetivo nesta noite é reconhecer o papel fundamental da rádio, celebrando esses 20 anos da Quintal’’, afirmou o Vereador Bartomélio durante sua fala. Em justificativa, o parlamentar contextualizou sobre a história da rádio, que é originária do Programa Quintal do Samba, criado em 1990 na Rádio Montanhesa AM, sendo legalmente estabelecida em Viçosa e, de acordo com o Estatuto de sua mantenedora, a Associação Cultural Quintal do Samba, não possui fins lucrativos. Finalizando sua fala, Bartô fez menção à um dos comunicadores pioneiros na rádio, Antônio Mendes, evidenciando que ‘’as vozes que chegam até nós, que é, ao mesmo tempo simples e gigante. A potência, voz e representatividade de Antônio Mendes transcende gerações’’, concluiu.

Além disso, na justificativa do documento é destacado que a Quintal FM possui uma proposta diferenciada dos modelos tradicionais de comunicação, sendo, além de um veículo informativo e de prestação de serviços, a única emissora da cidade com um caráter capaz de proporcionar a possibilidade de inclusão de agentes da comunidade na realização e interação de suas propostas, expectativas e anseios viáveis. Outra particularidade é a oferta aos ouvintes de músicas exclusivamente brasileiras, em ritmos e gêneros variados que compõem a riqueza da cultura popular do País.

‘’Em nome da Associação Cultural Quintal do Samba, agradecemos a iniciativa do Vereador Bartomélio e os demais que acompanharam nossa homenagem para a entrega dessa placa comemorativa de 20 anos da Quintal FM’’, disse o idealizador e atual Presidente da rádio, Antônio de Pádua Alves, que durante seu discurso convidou o colega e comunicador Antônio Mendes para estar ao seu lado. ‘’Glorificamos radialistas, carnavalescos, sambistas, pagodeiros, músicos, artistas das mais diversas modalidades, apoiadores culturais e nossos inúmeros ouvintes’’, destacou Antônio, citando, ainda, os diversos colaboradores da Quintal ao longo dos anos, agradecendo e honrando a cada um pelas suas contribuições, que mantém a rádio viva ainda hoje, mesmo com todas as barreiras financeiras e demais obstáculos.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi