Situação dos Hospitais volta a pauta de discussão dos Vereadores

por adm publicado 13/09/2023 16h35, última modificação 13/09/2023 17h30

Mais uma vez, a questão da saúde no município de Viçosa esteve em destaque na reunião Ordinária da terça-feira (12). Abrindo o Pequeno Expediente, o Presidente da Casa, Vereador Rafael Cassimiro (filho do Zeca do Bar) (PSDB), permitiu que o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) usasse cinco minutos antes da Palavra Livre para atualizar os colegas, e a população, sobre a situação crítica em que os hospitais se encontram.

Os vereadores Marco Cardoso e Sérgio Marota (PL) representaram o Poder Legislativo na primeira reunião do Comitê de Saúde que foi instaurado no município de Viçosa, realizada na segunda-feira (11). Entre as principais alegações de Marcão, destaca-se o possível fechamento do Hospital São João Batista (HSJB). “O diretor do Hospital São João Batista falou que se não houver recurso nesta semana, o hospital pode fechar suas portas, é muito importante que a população saiba disso”.

Em nota de esclarecimento à preocupação da população perante a especulação do fechamento do HSJB, o Vice-Presidente do hospital, Lacyr Andrade, reforçou seu compromisso em buscar soluções para a crise. ''Nós estamos lutando para que isso não aconteça, o que existe hoje é uma possibilidade de fechamento do CTI (Centro de Tratamento Intensivo), mas também estamos trabalhando e ainda temos esperança de reverter a situação''. Por fim, ele comunicou que o Poder Público tem manifestado interesse em colaborar para evitar que o fechamento ocorra.

Associado à busca de soluções, o Vereador Robson Souza (Cidadania) protocolou a Representação nº 021/2023, aprovada durante a Ordinária, enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pedindo para que o Deputado Estadual Arlen Santiago (AVANTE) realize uma visita técnica o mais rápido possível nos hospitais. “A situação atual exige uma avaliação técnica minuciosa para identificar as principais questões, o funcionamento eficiente desses hospitais e, assim, encontrar soluções que nos permitam abordar esses problemas de forma rápida e eficaz”. No documento, Robson ressalta a importância dos hospitais para Viçosa e região. “Importante destacar que os hospitais São João Batista e São Sebastião atendem a microrregião de Viçosa que tem uma população de mais de 150 mil habitantes. A relevância desses hospitais para nossa comunidade não pode ser subestimada, pois eles são a principal fonte de atendimento médico para a população local”.

Ainda para reforçar a situação crítica da saúde municipal, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Casa, teve aprovada a Representação nº 020/2023, enviada ao Ministério Público (MP), em razão da alta demanda da população pelos serviços públicos prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Através de denúncias dos usuários, com alegações que o atendimento era limitado por uma quantidade de fichas distribuídas diariamente, de modo que, se a demanda diária exceder o número de fichas, não seria atendida (...). Há relato também de pessoas sendo impedidas de serem atendidas”. Ainda sobre a questão do atendimento, Daniel alegou que “os agentes comunitários de saúde não são o suficiente para cobrir todos os bairros e comunidades rurais”, o que pode fazer com que a população acabe se destinando aos hospitais, sobrecarregando o atendimento de todo o Município e região.

Dentro da discussão, o Vereador Sérgio, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, reiterou as falas do colega parlamentar Marco Cardoso e, disse que na quarta–feira (13), acontecerá uma reunião da classe médica na cidade de Viçosa. “Se não houver aporte de recursos de imediato junto à classe médica, eles irão fechar o CTI 1. E o Hospital São João Batista não tem condições de manter o Pronto Atendimento aberto”. O vereador comentou também sobre a falta de insumos hospitalares, que fez com que “a médica tivesse que levar um xarope de casa, antialérgico, porque o hospital não tinha”. Sérgio juntamente com o Vereador Marco Cardoso, conseguiram arrecadar cerca de 01 tonelada de alimentos para o HSJB. As doações foram realizadas pela administração da festa Nicoloco.

*texto de Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi