Professores são premiados em sessão na Câmara

por adm publicado 27/11/2023 16h20, última modificação 27/11/2023 19h53

Aconteceu, na quinta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Viçosa, a III Premiação de Professores Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira, por intermédio da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho. Na ocasião, também foi entregue a Comenda de Mérito Educacional Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro.

Em contexto, a iniciativa busca reconhecer, divulgar e homenagear as ações práticas pedagógicas de professores das escolas públicas municipais e estaduais do município de Viçosa. A premiação leva o nome de Gabriel Rodrigues de Oliveira, que foi participante do Projeto “Parlamento Jovem” nos anos de 2017 e 2018, e destacou-se em sua rápida passagem pela vida, pela simplicidade, carisma, amizade, responsabilidade e companheirismo. 

“A premiação apenas comprova o quanto os professores se desdobram diariamente, fazendo a diferença na vida de nossas crianças e adolescentes, seja dentro ou fora da sala de aula, com projetos sociais que aquecem e fomentam o desenvolvimento dos jovens”, destacou o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), cumprimentando a todos presentes.

Ao lado do Presidente Rafael, que dirigiu os trabalhos, a mesa diretora se completou com o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), coordenador Geral da Escola do Legislativo; a Vereadora Marly Coelho (PSC), coordenadora Técnica da Escola do Legislativo; Marcos Nunes, secretário municipal de Educação e avaliador da edição 2023 da premiação; e Patrícia Machado, coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo. 

Como avaliadores da III Premiação de Professores Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira, estiveram presentes, o Professor Ícaro Engler, o Professor Wesley Salomé, e o Secretário de Educação, Marcos Nunes. O Vereador Edenilson Oliveira (PSD), também foi um dos avaliadores dos projetos, no entanto, não pôde comparecer na sessão. 

Iniciando a premiação, em 9º lugar, ficou a Professora Vanuza Pereira (autora), junto com a Professora Sueli das Graças Pereira Costa (co–autora), da Escola Estadual Raul de Leoni, com o Projeto “Vivências Educacionais em espaços da Instituição de Ensino”. O 8º lugar, foi ocupado pela Professora Maria Magali dos Santos, da Escola Municipal Ema Paraíso, com o Projeto “O Pintinho”. Já em 7º lugar, ficou a Professora Monize Paes de Lucena (autora), junto com a Professora Elisângela de Fátima Teixeira (co-autora), da Escola CMEI - DR. Celito Francisco Sari, responsáveis pelo Projeto “Explorando as artes plásticas na educação infantil: uma abordagem criativa para o aprendizado”.

Ocupando o 6º lugar, esteve o Projeto “Compartilhando Livros”, da Professora Auxiliadora da Silva Andrade, da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho. O 5º lugar, foi ocupado pelo Projeto “Dignidade e pobreza menstruais: absorvendo o tabu e o preconceito”, da Professora Fernanda de Souza Abrantes Abreu, da Escola Estadual Effie Rolfs. No 4º lugar, ficaram a Professora Tamires Silva (autora), junto com a Professora Débora Silva (co-autora), da Escola Municipal Dr. José Teotônio Pacheco, com o Projeto “Estimulando sensações: Toques, sons, sabores e cores: Experienciando uma educação infantil para além do ato de cuidar” 

A 3ª colocação, foi conquistada pela Professora Lidiana Mística Melo Sacramento, da Escola Estadual Raul de Leoni, com o Projeto “Pintando um futuro de paz na escola”. 

Em 2º lugar, esteve a Professora Jaqueline Moreira Theodoro Valadares (autora), junto com a Professora Miriam Aparecida Tibúrcio Fialho (co-autora), da Escola Estadual Professor Cid Batista, com o Projeto “Convivência Democrática: Respeitando as diferenças e construindo uma cultura de paz”. 

Ocupando a 1ª colocação, esteve a Professora Roseli de Castro, da Escola Municipal Anita Chequer, com o Projeto “Da coleta seletiva à compostagem”. Além disso, Roseli também recebeu a Comenda de Mérito Educacional Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro. 

Em contexto, a Comenda foi instituída em 2015, por intermédio do Projeto de Resolução nº 017, de iniciativa da então Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho, a fim de homenagear e valorizar o legado da Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro, diante de todos os feitos em prol da educação viçosense. 

“Fico muito feliz, que essa Casa Legislativa, ela possa trazer pessoas que contribuíram e muito, não somente para a educação de Viçosa, mas contribuíram para a educação de Minas, para a educação do Brasil e com certeza, para o mundo. Porque Viçosa não se limita geograficamente só a Zona da Mata, mas para o mundo. Eu tenho certeza, que a Cleuza Salomé está marcada pelo mundo, porque a educação transpassa fronteiras”, disse Bartô, ao enfatizar a importância e relevância do fomento à educação no Município. Ainda em sua fala, o parlamentar direcionou a palavra à Roseli, que foi a homenageada e recebeu a Comenda de Mérito Educacional Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro. “Sinta-se honrada, com esse brilho no olhar, de uma educadora exemplar, da referência que você é! (...) Fico muito feliz, parabéns.”, justificou. Por fim, o Presidente Rafael encerrou a sessão saudando a todos os presentes, aos que compuseram a Mesa Diretora e Central, a todas as professoras homenageadas, e aos presentes no público e que acompanharam pelas mídias sociais.

*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão Mônica Bernardi