Vereador presta homenagem ao Jornal Folha da Mata em Ordinária

por adm publicado 08/11/2023 12h10, última modificação 08/11/2023 14h10

O Jornal Folha da Mata recebeu homenagem durante a reunião Ordinária da terça-feira (07), em reconhecimento público pelos seus 60 anos de fundação e história, completados no dia 20 de outubro deste ano. A entrega de placa alusiva atende ao Requerimento nº 076/2023, de autoria do Vereador Marcos Fialho (sem partido), e foi feita à Pélmio Simões de Carvalho Filho, diretor e filho do fundador do Jornal.

‘’Divulgar os acontecimentos do nosso Município e de toda região é um trabalho muito importante, pois através do Jornal Folha da Mata todos têm conhecimento dos fatos ocorridos nas áreas de administração pública, política, esportiva, policial. É uma enorme conquista que muito engrandece o Município por esse extraordinário periódico estar circulando ininterruptamente durante esses 60 anos’’, destacou o Vereador Marcos durante sua fala dedicada à justificativa da homenagem.

Em continuação, o parlamentar parabenizou à família Carvalho por sua contribuição com Viçosa e desejou ao Folha da Mata ‘’sucesso para os próximos anos, tenho certeza na vitória e na adequação frente aos novos modelos e desafios que a modernização pede em relação à comunicação e à imprensa. É uma grande honra para mim hoje estar fazendo essa homenagem’’, concluiu Marcos.

Durante o agradecimento, Pélmio Simões Filho, diretor do jornal, contextualizou sobre a história do Folha da Mata. ‘’Tudo começou há 60 anos, a primeira edição circulou em 20 de outubro de 1963, quando meu pai Pélmio Simões de Carvalho e um grupo de abnegados viçosenses resolveram criar um jornal de circulação local’’, destacou Pélmio. Em sua fala, o diretor comunicou que seu pai, fundador do Jornal, não se encontra em condições de saúde para se expressar, e por isso, ele está ali o representando, assim como todas as pessoas que fizeram ou fazem parte da trajetória.

‘’Um agradecimento especial não poderia deixar de ser feito ao nosso grande público de leitores, responsáveis pela permanência do jornal impresso em circulação e que fazem questão de ler o jornal nas manhãs de quinta-feira’’, completou Pélmio. Segundo ele, desde a fundação, já foram produzidas 2.973 edições, e o jornal é ‘’um dos mais valiosos instrumentos de pesquisa da história de Viçosa dos últimos 60 anos’’.

Em matéria escrita a fim de contar a história do veículo de comunicação, o Folha da Mata detalha que os pioneiros e fundadores foram Guy Capideville (diretor), Rui Basílio de Figueiredo (redator), Pélmio Simões de Carvalho (tesoureiro, chefe de oficinas e redator) e a turma da redação: Sydnei Alves Afonso, Professor Fernando Filgueira, João Floresta Filho, José Maria Salgado, José Rubens Raposo, Edel Weiss, Pereira de Carvalho, Jóter Rubens, José Bayllon Gomide e Padre Antônio Mendes.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi