Reajuste do Piso do Magistério é tema de discussão em Ordinária

por adm publicado 09/11/2023 16h55, última modificação 09/11/2023 17h05

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (07), Emerson Luciano, utilizou a Tribuna Livre, espaço destinado à participação popular, para falar sobre o não cumprimento do reajuste do Piso do Magistério. “Infelizmente, a nossa categoria do Magistério não tem o que comemorar, o vencimento básico da Educação está 19,40% abaixo do piso nacional determinado pelo MEC (Ministério da Educação). Não recebemos o ajuste do ano passado na integralidade, nem recebemos o reajuste de 5%, que já foi pactuado para esse ano, nem o enquadramento que foi aprovado por esta Casa”, explicou Emerson. 

Logo após, o representante dos trabalhadores da Educação, disse que ‘um professor no início de carreira, perde todo mês, R$ 538,00, por não estar sendo repassado o piso aprovado’, e que conta com o apoio dos representantes da Casa para que a Prefeitura cumpra a Legislação.

Dando início ao uso da Palavra Livre, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), em resposta a Emerson, disse que a inércia do Executivo não é somente na Educação. “É claro que devemos lutar com essa inércia, estamos juntos pela educação, pela saúde, precisamos estar na luta, contem com o nosso mandato, vocês do sindicato que lutam bravamente por melhorias, que é um direito”, finalizou. 

Dando continuidade, a Vereadora Jamille Gomes (PT) cumprimentou Emerson, servidor da Educação. “Quero dizer que estamos juntos nessa luta também, e não é surpresa o que Zema tem feito em Minas Gerais. Para aumentar seu salário em 300%, o Estado não está sucateado. Mas para poder valorizar seus servidores estaduais, precisa fazer um regime de recuperação fiscal e sucatear a carreira dos servidores. Estamos aqui para denunciar essa questão”, finalizou. 

Em seguida, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso), prestou solidariedade aos trabalhadores da Educação. “Embora temos falado que Educação é a salvação, ficamos chateados, quando o Poder Executivo nem escutando está (...) Foi aprovado por nós nesta Câmara, passamos projeto de aumento de vocês, e sequer estão tendo direito”, lamentou o parlamentar.

*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi