Semana da Consciência Negra entra na pauta da reunião Ordinária

por adm publicado 16/11/2023 11h55, última modificação 17/11/2023 14h17

Durante a reunião Ordinária da última terça-feira (14 de novembro), Luiz Carlos Vitor, utilizou a Tribuna Livre, espaço destinado à participação popular, para fazer um convite para os eventos da Semana da Consciência Negra e da 32ª Jornada de Capoeira e Manifestação da Cultura Afro Brasileira. Luiz Carlos (carinhosamente conhecido como Mestre Garnizé), pediu apoio à Casa Legislativa “quero pedir, encarecidamente, o apoio desta Casa e dos vereadores. Porque nossa luta está difícil dentro de Viçosa. Nós vemos uma desigualdade muito grande, embora tenhamos algumas pessoas da Universidade que prestam apoio, mas no geral, está muito difícil trabalhar”, lamentou.

“Estamos aqui para falar de uma sociedade hipócrita que se lembra da existência de uma população negra, apenas no mês de novembro”, alegou Júnia Marise de Sousa (coordenadora da Semana e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa) , que dividiu o tempo da Tribuna Livre com Luiz Carlos. Em continuidade, Júnia Marise reclamou da disparidade de apoio que outros eventos recebem em comparação aos eventos da comunidade negra. “A luta antiracista é de todos, de pretos e principalmente de brancos. Então, é muito triste vermos o incentivo que todos os eventos nessa cidade tem, quando se fala de eventos da elite burguesa, quando se fala de uma grande elite branca. Se nós não somos racistas, onde está o seu apoio para fazer o evento acontecer?”, pediu Júnia.

Fazendo uso da Palavra Livre, a Vereadora Jamille Gomes (PT), saudou as participações populares da Tribuna Livre e lamentou a falta de amparo do Executivo para realização de eventos que envolvem mobilização das próprias comunidades. “Quantas vezes já vimos aqui apelar para que de fato o poder público se comprometesse com essas demandas que a própria comunidade constrói? É muito triste termos que ver toda essa movimentação para fazer vaquinha, para trazer palestrante, para fazer um evento construído com pessoas negras, trazido nessa perspectiva da luta antirracista, de trazer o debate da negritude, da ancestralidade, que permea a sociedade viçosense, e não ter o apoio necessário”, disse a parlamentar. 

Dando continuidade, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), usando o período regimental da Palavra Livre, para falar sobre a importância da realização da Semana da Consciência Negra, saudando a Junia e o Luiz, por suas falas anteriormente. “No dia 17, já convido todos os vereadores, para a abertura da Semana da Consciência Negra. No dia 18, a Marcha, convido todos vocês, saindo das quatro pilastras. No dia 19, temos o Samba na Comunidade, será no Bela Vista”, disse Bartô. 

Logo após, o parlamentar fez o convite para os demais vereadores participarem da Audiência pública que acontecerá na Casa, na segunda-feira. “Nós iremos fazer uma discussão sobre as cotas raciais, tanto nas Universidades Públicas quanto no serviço público”, disse Bartô. Em contexto, a audiência atende ao Requerimento nº 087/2023, de autoria do Vereador Bartomélio, com o objetivo de discutir o tema: “Ocupar espaços de direito: as cotas nas Universidades Brasileiras e no Serviço Público Municipal”, e ocorrerá no dia 20 de novembro, às 18h, na Casa Legislativa. 


*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi