Vereador aprova Representação à ANEEL sobre quedas de energia em Viçosa

por adm publicado 16/11/2023 11h55, última modificação 16/11/2023 15h14

Foi aprovada, durante a reunião Ordinária da terça-feira (14), a Representação nº 035/2023, de autoria do Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), a ser enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O documento denuncia as constantes quedas de energia em Viçosa, “sendo que a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) não consegue explicar ou aparentemente resolver de maneira efetiva a situação”, informa Marcão. 

Entre os principais prejuízos causados pela falta de energia, o parlamentar destaca os danos patrimoniais e estresse emocional, principalmente diante das condições climáticas com altas temperaturas, que demandam a utilização de eletrodomésticos como geladeiras, ventiladores e ar-condicionados. Na representação, Marcão afirma que o enfrentamento à onda de calor “se torna ainda mais difícil, fazendo com que a população se desidrate e não tenha acesso aos meios necessários para lidar com o calor’’. 

Outro ponto levantado é o fato de grande parte da população de Viçosa ser estudante “a indisponibilidade de energia também prejudica o estudo, visto que grande parte do ensino superior no Brasil se adaptou ao digital. Assim, a falta do acesso à eletricidade acaba por gerar dano no direito ao acesso à educação’’, destacou. 

Assim, Marcão solicita que se proceda a fiscalização destas irregularidades graves e recorrentes na prestação do serviço público de energia elétrica e que a ANEEL tome as medidas necessárias para que a problemática seja sanada. 

“Em Viçosa, nós vereadores já não temos como mais ficar discutindo com a CEMIG. Já foram mais de 15, 20 reuniões, então agora realmente cabe à ANEEL tomar providências. São pessoas ficando mais de 20 horas sem energia, principalmente nas áreas rurais e periféricas, a gente vê comunidades chegando a ficar 3 dias sem energia, fora as quedas constantes’’, reforçou o Vereador Marcão, durante sua fala na Ordinária. 

Ainda sobre o tema, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) falou sobre o excesso de fiação nos postes, lamentando que a Lei nº 2954/2022, de sua autoria, não seja cumprida. A legislação em questão dispõe sobre a obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aérea, excedentes e sem uso, instalados por empresas prestadoras de serviços que operam ou utilizam rede aérea no Município.

“Vamos notificar a Cemig por esse quesito. Estamos em contato com o Secretário Municipal de Fazenda, Dionísio de Souza, para analisar como será resolvida e fiscalizada essa questão, pois os postes da nossa cidade não aguentam mais tanta sobrecarga de fios. Você contrata um serviço de determinada empresa, aí quando cancela, a fiação continua lá. Fica aqui mais uma vez o meu pedido de que essa lei seja colocada em prática’’, finalizou Tistu.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi