Vereador envia Representação à PMMG sobre a necessidade do Batalhão

por adm publicado 24/11/2023 10h55, última modificação 24/11/2023 14h22

Em decorrência da crescente insegurança enfrentada pela população viçosense, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), enviou a Representação nº 036/2023, direcionada ao Coronel PM Rodrigo Piassi do Nascimento, comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), ainda durante a reunião Ordinária da terça-feira (21). 

O parlamentar reiterou ao Comandante Geral da PMMG, a necessidade urgente de elevação da Companhia da Polícia Militar Independente de Viçosa para o status de Batalhão, bem como a instalação imediata de bases de Segurança Comunitária. Cristiano alegou que o município de Viçosa é polarizador, atraindo pessoas que residem na microrregião próximas que vem à cidade em função do trabalho, para resolver pendências pessoais, e também pela presença da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde se concentram dezenas de milhares de estudantes.

“Infelizmente essa grande aglomeração plural está ligada aos grandes índices de violência que tem impactado drasticamente a segurança e a qualidade de vida dos residentes, o que afeta até o direito de ir e vir da população por medo da violência”, alegou o vereador. Ainda em sua justificativa, Cristiano citou a presença do comandante da Polícia Militar de Viçosa em uma das reuniões do mês de outubro, e que na ocasião, o mesmo teria apresentado um estudo técnico informando a necessidade dessas medidas, colocando a falta de corpo técnico como empecilho para montar uma operação mais fortificada. 

“Dentre os direitos e garantias fundamentais previstos no art. 5º da Constituição Federal, está a inviolabilidade do direito à segurança, e a situação atual da cidade de Viçosa vai de encontro a essa garantia”, justificou. 

Por fim, o parlamentar solicitou que sejam tomadas medidas cabíveis para a elevação da Companhia Independente para Batalhão, bem como a implementação de bases de Segurança Comunitária, ‘proporcionando assim um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos da região’.

*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi