Vereadores voltam a falar sobre obras Municipais

por adm publicado 01/12/2023 08h15, última modificação 01/12/2023 11h58

As obras não finalizadas, e as acabadas, foram tema de diversas falas dos vereadores, durante a reunião Ordinária da terça-feira (28). Dando início a Palavra Livre, o Vereador Marcos Fialho (sem partido), utilizou parte do seu tempo apresentando um vídeo, para destacar o trabalho realizado pela Prefeitura. “Queria parabenizar o Prefeito Raimundo Violeira (PSD), e todas as secretarias envolvidas na obra de pavimentação do Bairro Violeira”, disse o parlamentar. 

Em seguida, o vereador pontuou que o trabalho foi realizado com rapidez e eficácia. “No entanto, a gente espera, que isso continue, seguindo o ritmo, com o mesmo empenho e dedicação nas seguintes obras: Marly Azevedo, Trevo do Mineirão (...) nós temos também no Bahamas Mix, o acesso que dá a Igreja São João Batista, que está há mais de 4 anos sem construção. Temos também, Coelhas I e II abandonadas”, alegou Marcos. 

Logo após, o Vereador Robson Souza (Cidadania), fez a apresentação de um vídeo da Rua Miguel Aziz, agradecendo o início da obra, em que será realizado o calçamento da via. “Agradecer ao André, ao Prefeito Raimundo, que também contribuiu muito para darmos início a essa obra”. Para finalizar sua fala, o parlamentar também comentou sobre o trecho da Violeira ‘que está sendo feito com excelência’, e que na semana seguinte, trará mais informações sobre a obra. 

Ainda na Ordinária, Robson, protocolou as Indicações nºs 1.053 e 1.054/2023, para que o órgão competente providencie uma reforma geral na Praça Alexandre AAD, no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, e que seja construída uma rede pluvial e drenagem de água, na Rua Antônio Euflosino, também no distrito.

Dando continuidade, o Vereador Sérgio Marota (PL), em seu momento de fala, através da apresentação de imagens de vários trechos da cidade, pediu intervenção imediata para que não haja perda de vidas. “Na Rua Honorina de Jesus, junto à Rua Dom Silvério, local de extremo perigo naquela ponte, há anos. A gente pede uma intervenção de urgência junto à Secretaria de Obras e da Secretaria de Defesa Civil, porque novamente caiu uma pessoa ali semana passada, e nós tememos por vidas”, disse o parlamentar. 

Em sequência, Sérgio alegou que havia realizado uma indicação no início do seu mandato, mas que ainda não foi atendida. “Estivemos em Belo Horizonte junto com o nosso Deputado Estadual Coronel Henrique (PL), consegui uma emenda parlamentar, já está à disposição do secretário de Obras na Prefeitura Municipal, para fazer com urgência, essa demanda na Rua Dom Silvério junto à Honorina de Jesus, qualquer chuvinha tem trazido muito transtorno aos moradores”, explicou. 

“A partir do momento que realizamos a revitalização da Praça Silviano Brandão, deu para ver que essa é a maior praça da cidade. Então, a partir da próxima segunda, esperamos que seja dado início à Praça do Rosário. Praça que as flores estão velhas, precisando de recuperação, refazer os canteiros, colocando esterco, e principalmente, pedindo que desentupam aquela fonte luminosa que por décadas alegrou e enfeitou nossa cidade”, disse a Vereadora Vanja Honorina (PSD), ao utilizar a Tribuna. 

Ainda em sua fala, a parlamentar pediu também que fosse retirada a terra que está entupindo a fonte na Praça do Rosário, que segundo ela, ocorreu em função do descarregamento de caminhões de terra para a instalação do presépio de Natal. Em contexto, a parlamentar protocolou a Indicação nº 1.074/2023, para que seja feito com urgência a revitalização da Praça do Rosário, a fim de que seja retirada a terra colocada dentro da fonte. 

Dando prosseguimento ao uso da Palavra Livre, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), fez críticas ao Poder Executivo do Município, alegando que conseguiu uma Emenda Parlamentar de R$ 100.000,00 por intermédio do Senador Carlos Viana (Podemos) para intervenção na Rua Joaquim Mansueto de Assis, mas que não houve nenhum movimento do Executivo. “Até agora, não foi feito nada. Não sei o que está acontecendo. Não é trabalho do vereador, executar obra. (...) Nosso papel é cobrar do Executivo e fiscalizar”, alegou o parlamentar. 

O Vereador Edenilson Oliveira (PSD), gentilmente cedeu parte de seu tempo à Vanja, que voltou a falar sobre as obras. “Eu vejo que as obras da cidade terminam, mas ficam para trás, bloquetes, brita, pedra fincada, e ali talvez esteja indo para o ralo, o dinheiro do contribuinte e que poderia ser usado em outras obras. Daqui para frente, farei visitas, como a Marly Azevedo, a ponte de acesso ao Bairro Romão dos Reis, Trevo do Mineirão, a da Escola Integral Anita Chequer, ETE Barrinha, a ponte da Igreja São João Batista, a ponte do Laranjal, e tantos outros locais”, disse Vanja. 

Em seguida, foi a vez do Vereador Gilberto Brandão (Avante), utilizar seu tempo regimental para pedir intervenção do Poder Executivo, para que seja realizado a pavimentação das seguintes ruas do Bairro Nova Viçosa: Rua Maria dos Anjos Chagas, Rua Manoel Nunes Pinheiro, Rua José Rocha Filho, Rua José Cassimiro, e Rua Geraldo Rodrigues da Cunha. Também, a Rua Ricardo Alves, no Bairro Posses. “Desde o início, quando entrei aqui, minha pauta principal é calçar essas ruas, trazer dignidade a essas pessoas”, disse o parlamentar.

Ao fazer o uso da Palavra Livre, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), apresentou algumas fotos de obras que estão em andamento, como a instalação de meio-fio no Bairro Laranjal, Rua Santos Dumont, uma obra no Bairro Silvestre, em que a Prefeitura já colocou o canteiro de obra. 

Por fim, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), agradeceu à Prefeitura por estar executando o calçamento do Córrego do Engenho que segundo o parlamentar, 'já está bem encaminhado'. Em seguida, agradeceu pelas obras no Palmital, onde a Prefeitura tem colocado pedras fincadas, a fim de diminuir os danos causados pelas chuvas. “Agradecemos ao prefeito por estar fazendo esse trabalho nas zonas rurais”, agradeceu. Marcão, ainda pontuou que 'embora a obra da Marly Azevedo tenha ficado muito boa', com a instalação da nova rede pluvial, as pedras fincadas 'podem não ser suficientes nesse caso'. “Está sendo refeito o calçamento da Marly Azevedo, e provavelmente acaba essa semana, a rede pluvial dessa vez ficou muito boa, só falta agora, para consagrar a Marly Azevedo, o asfaltamento”, disse o vereador. 

Outras Indicações

Ainda durante a reunião Ordinária, o Vereador Cristiano protocolou a Indicação nº 1.068/2023, para que haja intervenção junto à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e à Direção de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para que providenciem uma manutenção nas manilhas do ribeirão que passa ao lado da Rua José Maria, no Bairro Lourdes. 

O Vereador Gilberto Brandão, protocolou as Indicações nºs 1.061, 1.062, para que a Secretaria de Agropecuária realize o alargamento da ponte na comunidade da zona rural Piúna, e que seja feito o calçamento das ruas Amita Alves, Geraldo Rodrigues da Cunha e Ricardo Alves. O parlamentar ainda protocolou outras duas Indicações, nºs 1.071 e 1.072/2023, para que seja feito recapeamento do asfalto na Rua Aziz Alexandre, próximo aos números 156 e 149, no Bairro Nova Viçosa, e que seja feito uma análise para a construção de rede pluvial na Rua Sebastião Soares Rodrigues, também no bairro. 


*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi