Vereadora presta homenagem ao CTA

por adm publicado 06/12/2023 11h30, última modificação 06/12/2023 18h00

O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) recebeu homenagem, por intermédio da Vereadora Jamille Gomes (PT), durante a reunião Ordinária da terça-feira (05), por seus notáveis esforços e contribuições  significativas para o fortalecimento e fomento da agricultura familiar e da agroecologia de Viçosa e da Zona da Mata mineira.

Fundado em 1987 por lideranças sindicais, agricultores (as) familiares e profissionais das ciências agrárias, o CTA é uma organização que promove a agroecologia como estratégia para o desenvolvimento social e econômico da agricultura familiar. Atuando na defesa e na garantia de direitos através de projetos que trabalham para o fortalecimento das famílias agricultoras, o Centro busca a formação e a capacitação de lideranças para intervir de forma autônoma e qualificada nas políticas públicas municipais, estaduais e federais. Dessa forma, a organização implementa sua estratégia mobilizando grupos de famílias agricultoras locais para acessar a política de assistência social e as demais, com o intuito de fomentar e apoiar projetos de inclusão social baseado nas vulnerabilidades mapeadas no diagnóstico participativo da região.

Entre os projetos destacados pela Vereadora Jamille durante sua fala, estão as cadernetas agroecológicas, criadas devido a situação de submissão e invisibilidade em que agricultoras viviam, para que essas mulheres pudessem registrar todo o seu trabalho e sua produção. “As cadernetas têm um papel transformador na sociedade, sobretudo na transformação da percepção das mulheres sobre o seu trabalho. Antes das cadernetas, a gente via um trabalho invisibilizado, mulheres cansadas e sem a consciência do significado do trabalho por elas realizado dentro de suas casas”, completou Jamille.

“Tem muita luta e muitas missões envolvidas no trabalho do CTA, mas a gente pode citá-lo como um movimento de resistência na construção do saber agroecológico, do impacto que isso tem nas comunidades de Viçosa no sentido também de fomentar a agricultura familiar.”, justificou a parlamentar.

Para entrega da Placa, a Coordenadora Geral do CTA, Aparecida Celestino, foi convidada para ocupar lugar de destaque no Plenário. “Sou filha do CTA, é um grande prêmio para mim estar aqui. Esse trabalho é muito significativo em todos os municípios porque fortalece a agricultura, principalmente na relevância do papel das mulheres”, ressaltou Aparecida em sua fala de agradecimento, enfatizando, ainda, a “importância do combate ao agronegócio e ao veneno nos alimentos”, fortalecendo a alimentação saudável.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi