Escola do Legislativo de Viçosa tem novo Coordenador Geral

por adm publicado 09/01/2024 11h30, última modificação 09/01/2024 11h57

O Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, o Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), por intermédio da Portaria nº 038/2023, nomeou o Vice-Presidente da Casa Legislativa, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) como o novo Coordenador Geral da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho. 

O parlamentar alegou que se sente honrado em estar à frente de um instrumento tão importante para o Município. “Eu como o vereador mais jovem da cidade, poder ter a oportunidade de conversar diretamente com a juventude viçosense. Desde que eu estava no ensino médio sempre participei de ações assim, me interessava por política, e hoje estar nessa posição é uma grande honra”, alegou Daniel. 

O cargo de Coordenador Geral da Escola do Legislativo foi ocupado anteriormente, nos últimos três anos, desde o início desta legislatura, pelo Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT). Além disso, a Coordenação Técnica foi realizada no último ano (2023) pela Vereadora Marly Coelho (PSC), que permanece, e nos dois anos anteriores, pelo Vereador Sérgio Marota (PL). Já a Coordenação Pedagógica é realizada pela Servidora  Patrícia Gomes. 

A Escola do Legislativo possui importantes projetos sendo desenvolvidos, como o Parlamento Jovem, Parlamento do Idoso e o Câmara Visita. O parlamento Jovem tem como principais objetivos estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento. 

O Parlamento do Idoso, busca possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação e representatividade em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. Já o Câmara Visita, tem o objetivo de trazer para a Câmara de Viçosa a população, de modo que conheçam de perto o funcionamento da administração pública de Viçosa. O Câmara Visita é desenvolvido desde 2015 pela Escola do Legislativo, com propósito de apresentar, por intermédio de visitas monitoradas, o funcionamento da Casa Legislativa. 

“É fundamental que essas novas gerações aprendam sobre a importância desse Poder e participem de forma ativa, e também, que pensem e contribuam em como a cidade pode se tornar um lugar melhor, podendo oferecer até mesmo propostas valiosas para o município de Viçosa, conectando assim, o Poder Legislativo às novas gerações”, disse Daniel, sobre a importância da participação dos jovens e adolescentes nos projetos da Escola do Legislativo.

*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi