Denúncia sobre o concurso da Educação é pauta na Tribuna Livre

por adm publicado 28/02/2024 12h05, última modificação 28/02/2024 14h05

“Tem vários problemas nas escolas porque a gente não está tendo profissional”, afirmou Rosângela de Carvalho, no uso da Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (27). A fala faz referência a uma denúncia feita por ela em relação ao concurso público da Secretaria de Educação, realizado no ano passado, que “aprovou a inscrição de 03 candidatos que não tem nome”, segundo Rosângela. 

No início da sua fala, Rosângela contextualizou que procurou o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara, para “relatar alguns casos que vinham acontecendo em escolas de periferia. No meu caso, a Escola do Novo Silvestre. (...) Nesse caso específico foi de assédio a uma criança, que é meu sobrinho. Até hoje, eu não tive resposta nenhuma da Secretaria de Educação sobre esse episódio”, alegou. 

Sobre o concurso, a cidadã disse que “03 inscrições foram aprovadas, nas quais o nome do candidato é ‘não possuo/ não tenho/ não tenho’. Como que você olha o documento de uma pessoa e não tem o nome? Como que não tem e fez prova? Na lista de aprovados, o ‘não tenho’ foi aprovado para Educação Infantil. Como assim? Qual a validade desse concurso? Qual a seriedade dessas pessoas que vão trabalhar com essas crianças? Qual a seriedade dessa empresa que aprovou a inscrição de 03 candidatos que não tem nome? Isso tem que ser fiscalizado, tem que ter seriedade nos concursos públicos”, questionou Rosângela. 

“Já foi falado anteriormente aqui nesta Casa Legislativa sobre a forma que estava sendo proposto o concurso. Chamo atenção da Comissão de Educação desta Casa para que possa apresentar resultados das denúncias”, cobrou o Vereador Marcos Fialho (sem partido), durante sua fala no uso da Palavra Livre. 

Na mesma linha, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) definiu o relato de Rosângela como “gravíssimo”, afirmando que “isso prova mais uma vez a incompetência da atual gestão”. Para apurar os fatos, Rogério pediu que seja feito um Requerimento solicitando esclarecimentos sobre o ocorrido, com as devidas punições caso necessário. “Muitas pessoas dão a vida para passar em um concurso público, e uma situação dessa acontece em uma cidade universitária. Temos que colocar pessoas técnicas no local certo em Viçosa. Por isso eu entrarei, mais uma vez, com o projeto de Lei que pede qualificação para os cargos das Secretarias Municipais”, reforçou Tistu.

“Ninguém nesse concurso foi nomeado ainda. A pessoa que está escrito “não tenho” foi um erro material porque a pessoa queria colocar o nome social e não colocou”, informou o Vereador Bartô, em seu momento de fala. Na sequência, o parlamentar apresentou imagens que expõe o nome da candidata e seu número de inscrição para comprovar seu esclarecimento. “Não estou falando que não há erro e que não vamos cobrar, mas estou apresentando uma resposta daquilo que está no site da empresa responsável. Seguiremos buscando respostas se houve alguma tentativa de prejuízo aos demais candidatos, estaremos aqui enquanto Comissão de Educação para que possa ser sanado”, concluiu Bartô.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi