Projeto sobre Política Municipal de Promoção de Mulheres é aprovado em 1ª votação

por adm publicado 21/02/2024 12h15, última modificação 21/02/2024 14h40

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (20) foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) n° 069/2023, de autoria do Vereador Gilberto Brandão (AVANTE) que Dispõe sobre a Política Municipal de Promoção de Mulheres e Meninas em Espaço de Liderança, para que se possa promover a igualdade de gênero no exercício de cargos de poder em todos os setores da sociedade.

Na justificativa do PL, o parlamentar ressalta recente pesquisa realizada pela Conferência Nacional da  Indústria (CNI) em parceria com o instituto FSB, que revela que mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira. Já no que diz respeito à política, segundo o Relatório Global publicado pelo Fórum Econômico Mundial, a porcentagem é de apenas 26,1% dos cargos parlamentares ocupados por elas, em todo o mundo. Ainda de acordo com o Vereador Gilberto, o objetivo desse PL é combater urgentemente essa desigualdade por meio de políticas públicas de cunho afirmativo e preparatório. 

Dentro da justificativa o parlamentar trás em foco a desigualdade, a persistência de estereótipos de gênero e a falta de apoio institucional, salientando a necessidade de políticas inclusivas, afirmando como solução a valorização da diversidade de gênero tanto para as organizações quanto para a sociedade como um todo, tornando crucial a promoção de oportunidades iguais para mulheres nos espaços de liderança e poder.

Em contexto, o projeto de Lei proposto tem como meta incentivar a participação de mulheres e cargos de liderança nos setores públicos e privados, promovendo o apoio à participação em atividades extra curriculares, como debates, competições de oratória, esportes, desenvolver programas de mentoria e capacitação preparatórios para uma melhor liderança em diversas áreas de conhecimento e o estímulo à formação de redes de mulheres líderes. 

“Esse projeto, ele dá suporte para que as mulheres  cheguem (a cargos de liderança) e quando elas chegarem elas tenham um respaldo ali para que ela possa ser liderança. É um projeto assim para que a gente possa contribuir e fazer desse mandato meu aqui um mandato justo a elas”, afirmou Gilberto. 

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi