Melhorias na Infraestrutura da cidade volta a Pauta de discussão da Ordinária

por adm publicado 29/02/2024 11h30, última modificação 01/03/2024 15h33

Mais uma vez, a questão da melhoria na infraestrutura da cidade voltou a pauta de discussão da reunião Ordinária (29). O assunto, recorrente, esteve na participação da população na Tribuna Livre e nas falas dos parlamentares. 

Luana Fontenele utilizou o espaço para relatar a situação vivenciada por moradores da Rua Álvaro Gouvêia, no Bairro São Sebastião, que foi descrita por ela como 'abandonada'. Luana apresentou um projeto de revitalização, feito pela empresa AS&S Engenharia e que, segundo ela, foi protocolado pelo GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa) e está nas mãos do Secretário de Obras, André Luís Silva. O plano visa o nivelamento da rua, o aumento do passeio, tornando o local mais acessível, e pede também pela correção de construções irregulares. 

Geraldo Donizete de Souza, morador da Rua Bernardina Xavier, utilizou do espaço da tribuna para relatar a situação vivenciada por sua família durante períodos de chuva. “Quando chove, entra água dentro da minha casa, eu tenho um fogão novo e eu não tenho o forno dele mais, acabou tudo, a água destruiu tudo, a água desce, e é muita água”. Geraldo apresentou um vídeo que mostrava a situação da forte correnteza que é formada durante a chuva e ressaltou o perigo que ela representa à população. 

Já os vereadores, dentro das atribuições que lhe são cabíveis, voltaram a apresentar, e aprovar, em mais uma reunião, diversas indicações sobre o tema. O Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), utilizou o espaço da palavra livre para salientar as recentes indicações feitas por ele, que dizem respeito a questões de infraestrutura da cidade, sendo elas de n°s, 135 e 136/2024 que pedem pela manutenção e capina na Rua Alexis Doroffef, no Silvestre; Poda de árvore na Avenida Joaquim Lopes de Faria e a manutenção do calçamento da Rua Maria Aparecida Santana, Nova Viçosa

Gilberto Brandão (AVANTE), apresentou e teve aprovada, as Indicações n°s 112 a 114; 121 a 129 e 137 a 140/2024, todas referentes a melhorias na infraestrutura dos bairros Posses e Nova Viçosa. 

A Vereadora Jamille Gomes (PT), relatou a sobrecarga da Secretaria de Obras, e questionou o planejamento da Prefeitura para sanar de forma efetiva, profunda e significativa as questões de infraestrutura da cidade, aprovando também as Indicações n°s 130 e 132/2024, que solicitam capina, no Bairro Coelhas I e II e a limpeza, consertos e restauração nos materiais da praça no Bairro Santa Clara, além da capina do local. 

O Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), que é líder do prefeito na Casa Legislativa, e presidente da Comissão de Obras da Câmara, mostrou, durante a Palavra Livre, a situação do Condomínio Vale das Acácias, onde os moradores enfrentavam dificuldades para se locomover em período de chuva, devido a um morro que não possuía asfaltamento e que foi solucionado. 

O Vereador Marco Antônio Evangelista (Marcão Paraíso) (PSDB), teve aprovada a Indicação n° 115/2024 que pede o cascalhamento e melhorias na estrada que liga o Bairro Romão dos Reis ao Bairro Nova Viçosa.

Ainda no contexto, o Vereador Robson Souza (Cidadania), aprovou as Indicações de n°s 116 a 119/2024, que solicitam pavimentação asfáltica, reparos e a colocação da tampa dos bueiros na Rua Adélia AAD, em Cachoeira de Santa Cruz, e pede também a pavimentação em blocos intertravados de concreto (bloquete) no Bairro Sagrada Família. Em seu tempo regimental, Robson, relatou sobre as visitas feitas nas ruas de São José do Triunfo, para mostrar a necessidade de asfaltamento da região e afirmou que durante a semana, junto com outros vereadores, estará com os deputados Roberto Andrade (Patriota) e Rodrigo de Castro (União-MG) buscando recursos para a realização da pavimentação. 

Por fim, a Vereadora Vanja Honorina (PSD), falou sobre uma obra realizada na estaçãozinha no Silvestre. Vanja teve aprovada a Indicação n° 153/2024 em que solicita a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), a colocação de postes de iluminação na Ponte do Silvestre; a desobstrução da passagem da calçada e a retirada do mato no local, ainda na Indicação, a parlamentar pediu pelo reparo da terra ao lado da ponte que está cedendo e também a realização de uma pintura do gradil de proteção nas laterais.

Zona Rural

No que diz respeito a Zona Rural do Município, os parlamentares também voltaram a fazer diversas solicitações e indicações. O Vereador Cristiano apresentou, e teve aprovada, a Indicação n° 133/2024 que pede pela manutenção das estradas da Comunidade do Cascalho.

Na Indicação 152, o Vereador Gilberto solicita por cascalhamento nas comunidades de Juquinha de Paula, Córrego São Francisco, Retiro e Mainart. Ainda sobre a situação das estradas, Marcão, apresentou um vídeo que demonstrava a situação crítica enfrentada por moradores do Paraíso, onde um ônibus escolar ficou preso na lama por mais de uma hora e precisou ser retirado com o auxílio de máquinas.

Em sequência o Vereador Marcos Fialho (sem partido), utilizou o seu tempo regimental para corroborar com a fala do Vereador Marcão, igualmente apresentando a situação das estradas rurais, dessa vez, na Comunidade do Cascalho, onde crianças têm sido prejudicadas por não conseguirem ir a escola, já que com as chuvas vem se formando lamaçais que dificultam a locomoção da população.


*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi