Vereador presta homenagem ao idealizador do 1º Torneio de MMA Trans do mundo

por adm publicado 07/02/2024 11h25, última modificação 07/02/2024 17h06

Em cumprimento ao Requerimento nº 090/2023, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Casa Legislativa, prestou homenagem ao Cris Macfer, em reconhecimento público pela idealização do 1º Torneio de MMA Trans do mundo, durante a primeira reunião Ordinária de 2024, terça-feira (06). 

“Guardem esse nome, porque ele não está só fazendo história, como já fez. Você é um símbolo extremamente importante para nossa cidade. A gente infelizmente vive no País que mais assassina a comunidade LGBTQIA+ do mundo, e esses espaços historicamente não foram construídos para pessoas como nós e você é o cara que não só idealizou o 1º Campeonato de MMA Trans, aparecendo no Fantástico, como você também carrega o nome de Viçosa”. Você é um grande nome que a nossa cidade se orgulha. Que sorte poder estar te homenageando e entregando algo tão simbólico perto de todo trabalho e de toda sua luta”, afirmou Daniel, durante a justificativa da homenagem. 

“São 17 anos de carreira representando Viçosa dentro e fora do País. O 1º Torneio de MMA Trans do mundo saiu de Viçosa, e eu tenho muito orgulho disso”, contou Cris, que além de artista marcial, é educador físico pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Sua história com as artes marciais começou na infância por conta do seu irmão mais novo. Quando voltaram a morar em Ervália, após a separação dos pais, o caçula da família começou a praticar hapkidô e taekwondo em um projeto social da cidade, mas queria utilizar as técnicas para propósito bem diferente do ensinado. Cris conta que com as brigas com o irmão, ele colocou como objetivo aprender artes marciais a fim de mostrar para o caçula que o propósito da luta não era “bater nos outros”. E assim Cris evoluiu nas modalidades, até colecionar inúmeros títulos como: Tricampeão mundial, Pentacampeão mineiro e Bicampeão brasileiro de hapkidô, Bicampeão mundial de jiu-jitsu, invicto em cinco lutas de muay thai, sendo, assim, reconhecido em todo País por seu talento, e agora pela idealização do 1º Torneio de MMA Trans. 

Com tantas oportunidades e viagens para fora, Cris Macfer conta que é muito questionado pela permanência em Viçosa. “O amor que eu tenho pela cidade e pela UFV, o orgulho que eu tenho de saber que todo conhecimento adquirido na minha vida acadêmica nessa Universidade linda, me levou a literalmente inaugurar uma nova categoria dentro de um meio completamente preconceituoso, que é o meio artístico marcial. O lançamento das categorias Trans foi um feito histórico, que abarcou pessoas dentro e fora do País”, esclareceu o homenageado, se emocionando com sua trajetória. 

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi