Cobranças por melhorias na Infraestrutura do Município voltam a Tribuna e nas falas dos parlamentares

por adm publicado 18/03/2024 09h10, última modificação 19/03/2024 14h31

Mais uma vez o tema infraestrutura foi pauta na reunião Ordinária da terça-feira (12). O cidadão José Francisco Lino, utilizou a Tribuna Livre, espaço destinado à participação popular, para pedir por melhorias em seu bairro. José Francisco, que já fez uso do espaço da tribuna em diversos outros momentos, solicitando por melhorias em sua região, pediu para que seja realizado o reparo em um bueiro no Distrito de São José do Triunfo, além disso, José, solicitou a atenção dos vereadores ao Bairro Coelhas. “Precisa que pessoas façam uma limpeza, lá está precisando de limpeza, até cobra está aparecendo no meio da estrada, porque não tem limpeza, está a maior sujeira de mato, não sei como cobra não mordeu as crianças ainda”.

Maria de Lourdes Machado, também utilizou da Tribuna Livre para denunciar a situação de uma rede pluvial próxima a sua casa. “Essa rede de esgoto está quebrando direto, sem contar com o fluxo de água que desce no meu quintal que está enorme, gente vocês não tem noção do tamanho do buraco (...) dia 29 de fevereiro foi a última vez que eu estive lá (na Prefeitura) e eles me deram esse ofício. Queria saber se esse ofício vai tapar o tamanho do buraco que está lá, o cheiro de esgoto que se sente na rua inteira quando quebra. Eu aviso o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em um dia e, no outro dia, eles estão lá me atendendo e a Prefeitura até hoje nada. Eu gostaria  de uma ajuda de vocês (vereadores) lá na Rua Joaquim Andrade, Santa Clara (...) depois do asfalto novo, é um serviço muito porco que fizeram no meu quintal, este buraco está a distância de metros da minha casa (...) a casa foi construída com muito suor, para eu conseguir levantar do jeito que ela está hoje, para simplesmente a Prefeitura fazer um serviço porco daquele e não me dar assistência nenhuma", declarou ela.

Durante a Palavra Livre, diversos parlamentares utilizaram do seu tempo regimental para falar sobre o assunto. O Vereador Gilberto Brandão (AVANTE) apresentou as vistorias realizadas com o Engenheiro Tulyo Diniz, do GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa) que tiveram como objetivo elaborar um projeto para as ruas do Bairro Nova Viçosa, que necessitam de pavimentação e encosta de barrancos. O parlamentar também fez críticas ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e ao Poder Executivo, no que diz respeito à necessidade de capina na comunidade das Coelhas e no Nova Viçosa. Gilberto destacou a situação de buracos nas ruas, também no bairro, e segundo ele como os plantões de atendimento do SAAE não estão sendo mais realizados, gerou um transtorno aos moradores após o estouro de um cano que acarretou em um buraco no meio de uma rua. Para além disso o vereador teve aprovadas as Indicações que vão do n° 159 a 170, 191 a 193 e 195 a 201/2024, todas referentes a manutenções, capina, limpeza, calçamento, visitas técnicas e desentupimento de manilha, nos bairros, Posses, Cidade Nova, Nova Viçosa, Santa Clara e Coelhas. O parlamentar ainda solicitou que seja realizado um projeto de rede de captação de água nas ruas Joaquim Oliveira e José Cassimiro, ambas no Nova Viçosa.

Já o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), utilizou do seu tempo regimental para apresentar um asfalto concluído na Rua Moacyr Fortunato. 

Em consonância com o assunto, Marly Coelho (PSC) utilizou do espaço da Palavra Livre para se solidarizar com os participantes da tribuna “a gente fica realmente triste, quando uma senhora, como a senhora Maria de Lourdes e o senhor José Lino, que já veio aqui várias vezes, tem que vir aqui reivindicar seus direitos básicos. Inclusive Vereador Gilberto, se precisar assinar junto (...) podemos fazer uma ação conjunta para cobrar junto ao Executivo, porque de fato a pessoa leva uma vida inteira para construir uma casa e de repente vem aí sua dignidade ferida por uma ação do Executivo”, disse. 

Por fim, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) falou sobre a situação de uma ponte no Bairro Silvestre “eu até agora não vi uma obra que o Executivo fez e que tenha chegado a sua conclusão de forma normal, sempre está aquela sujeira, deixa coisa para trás e não finalizam. Então eu vou voltar a ponte de Silvestre, o início da obra se deu em 2021, o término em junho, quase 800 dias de obras no valor de R$ 1.227.000,000, agora a chegada e a saída da ponte é de responsabilidade do Município”, em seguida foi apresentado um vídeo da parlamentar mostrando a ausência de um local apropriado para o escoamento de água da chuva, lixos acumulados que não são limpos pela Prefeitura, e sim por moradores, e o sistema de encanamento de água que é realizado com uma mangueira exposta, facilmente danificada. Vanja lamentou a situação e fez cobranças ao Executivo para que se tenha uma resolução da situação. A respeito da situação, a vereadora teve aprovada a Indicação n° 215/2024 que solicita ao SAAE e a Secretaria de Obras para que providenciem a colocação do cano de água e o conserto da calçada próximo a ponte. 

Além das diversas falas, os parlamentares novamente apresentaram indicações solicitando por melhorias nas ruas e bairros do Município. O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) teve aprovadas as Indicações n°s 171, 173, 175, 176 e 177/2024, que pedem pavimentação asfáltica na Rua Francisco Marino da Silva, no Bairro Bom Jesus; reforma e pavimentação da Rua Paulo Vieira, no Inácio Martins; capina na via próxima a Pif Paf; reforma e pavimentação da Rua São Judas, no Bairro Santo Antônio; pavimentação e a capina da Rua Gersonito Serafim Mendes, em Fátima; e a pavimentação e capina da Rua Adezilio Bicalho, no Bairro Santa Clara.

O Vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (Solidariedade), também realizou solicitações a respeito da infraestrutura da cidade. Nas Indicações n°s 178, 180, 205, 206, 207 e 208/2024 o parlamentar pede pela revitalização do parque no Bairro Coelhas; vistoria em um lote abandonado na Rua Manoelita Lopes da Silva, no Vale do Sol; manutenção do calçamento da Rua Chiquita Frontino, no Bairro Santo Antônio; manutenção da Rua das Estrelas, no Sagrada Família; e capina na Rua Maria Aparecida do Carmo, no Bairro Nova Viçosa. 

Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) teve aprovada a Indicação n° 185/2024 que solicita averiguação e manutenção da pavimentação asfáltica da Rua Santa Edwiges, localizada no Bairro Inácio Martins. 

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), também realizou Indicações que vão do n° 210 a 214/2024 que pedem intervenção na travessia entre a ETA II e a comunidade Zig-Zag; a restauração e manutenção adequada no campo da comunidade do Sol Nascente; manutenção no calçamento e na pavimentação asfáltica da Rua Doutor Felício, no Bairro Betânia; intervenção na Rua Jacinto Gomide, nas Posses e o tampamento da linha férrea que passa na Travessa César Santana.

ESTRADAS RURAIS

Ainda durante a Ordinária, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) apresentou, mais uma vez, a situação das estradas rurais do Paraíso, mostrando fotos da situação de um morro que havia sido patrolado no dia anterior a uma chuva, fazendo com que a situação ficasse precária e impossibilitando a passagem de moradores “não está passando nem trator nessas estradas (...) nossos produtores rurais, moradores da zona rural não conseguem sair de casa mais, é transtorno, quatro anos nisso aqui”, declarou Marcão indignado. 

Em consonância com a situação mostrada por Marcão, o Vereador Robson Souza (Cidadania) teve aprovadas as Indicações n°s 182 e 183/2024, que solicitam patrolamento e cascalhamento nas estradas rurais do Paraíso além da poda dos matos do local.

Ainda sobre as estradas rurais, Daniel Cabral apresentou as Indicações n°s 202 e 203/2024 pedindo pela inclusão de uma rota de ônibus escolar na via que liga o Distrito de São José do Triunfo à BR-120 e o cascalhamento no ponto de ônibus às margens da via que liga o referido distrito ao distrito de Cachoeira de Santa Cruz.


*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi