Câmara recebe Lançamento da 'Campanha da Fraternidade 2024'

por adm publicado 08/03/2024 16h25, última modificação 11/03/2024 17h11

Aconteceu na noite da quinta-feira (07), no plenário da Câmara de Viçosa, a convite do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) o Lançamento da “Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social”. Além de Bartô, estiveram presentes na Mesa Diretora dos trabalhos, o Padre Paulo Dionê Quintão, da Paróquia Santa Rita de Cássia; o Padre Geraldo Martins Dias, da Paróquia São João Batista; a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Menor, Olímpia Maria Coelho da Silva; o representante da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pedro Rubens; o Coordenador da Paróquia São Silvestre, Antônio Roberto Viana, e o Coordenador da Paróquia Santa Rita de Cássia, José Mauro Chaves.

A Campanha tem como objetivo despertar a solidariedade dos fiéis e da comunidade em relação a problemas que envolvem a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. Em 2024, a Campanha da Fraternidade tem como tema a “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23.8).

O Padre Geraldo iniciou sua fala compartilhando brevemente a história da Campanha, que celebra neste ano sua 60ª edição. Originada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em 1962, com o objetivo de angariar fundos para as Cáritas Diocesanas, a Campanha da Fraternidade ganhou notoriedade. Devido ao seu sucesso, o então Arcebispo de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, decidiu ampliar sua abrangência nacional, sendo oficialmente reconhecida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em 1964.

Explicando um pouco melhor sobre o lema escolhido para este ano, o padre completou sua fala destacando a importância de uma sociedade unida. “Eu penso que essa Casa, as casas legislativas, tem que ser locais que constroem pontes, e muitas vezes se constroem muros, nós confundimos a pluralidade ideológica, partidária, como empecilho de se construir a sociedade fraterna, é preciso fazer do plural, do diverso, um caminho para construir pontes. A amizade social é o amor presente nas relações sociais (...) essa palavra, tem que estar como base de tudo, o amor”, disse.

Encerrando a noite, o Vereador Professor Bartô, concluiu salientando sobre o papel social da Campanha, que vai além da religião. “É muito importante que essa Casa Legislativa possa abrir seu espaço, mas entendendo que a Campanha não está ali limitada somente aos leigos e leigas da igreja, mas que também possa a sociedade usufruir de um tema tão importante. Eu acredito que todos os demais, independente da fé e das crenças, nós temos muito o que aprender com a Campanha da Fraternidade”.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi