Vereador e Secretário de Saúde divergem sobre a situação da Dengue

por adm publicado 13/03/2024 14h05, última modificação 13/03/2024 14h21

Logo no início da reunião Ordinária da terça-feira (12), durante a leitura das correspondências recebidas, foi lido o ofício enviado pelo Secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, endereçada ao Vice-Presidente da Câmara, Vereador Daniel Cabral (PCdoB), como resposta a críticas feitas pelo parlamentar, em suas mídias, a respeito da conduta do Município no combate a dengue.

Segundo o Secretário Rainério, o objetivo do documento é esclarecer sobre as “informações inverídicas veiculadas nos canais midiáticos do Vereador Daniel Cabral a respeito da situação das testagens de dengue, em atenção à veracidade dos fatos e ao princípio da transparência”. Ainda no ofício, Rainério declara que o Ministério da Saúde tem implementado nacionalmente várias estratégias, ao longo dos anos, para controlar a propagação do vírus da dengue, como campanhas de conscientização pública, programas de controle de vetores, medidas de gestão ambiental e, mais recentemente, a vacina, mas ainda assim os casos têm sido persistentes. Em complementação, às medidas de enfrentamento nacionais o secretário afirma que o município de Viçosa possui um Plano Municipal de Contingência específico para ações de acordo com o cenário epidemiológico de arboviroses e afirma que os atendimentos dos pacientes com suspeita de dengue têm sido realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde “se encontram equipes para atender a demanda” e que segundo ele será realizada ainda a ampliação dos horários de atendimento para lidar com o aumento da demanda.

Durante a Palavra Livre, o Vereador Daniel rebateu as afirmações de Rainério. “Ele não faz questão de visitar uma Unidade Básica de Saúde, para entender de fato qual o cenário da cidade (...) Está sim pessoal, havendo uma subnotificação de casos da dengue no município de Viçosa, nós inclusive fizemos o dever de casa e antes de alguém subir aqui e passar vergonha, recomendo que vá até as Unidades Básicas de Saúde para se certificar em relação ao contexto da cidade, que converse com a população, principalmente com os moradores de Santo Antônio e Santa Clara, onde está havendo um surto de dengue e a Prefeitura nada vem fazendo”.

Ainda em seu tempo regimental, Daniel afirmou que realizou a cobrança do plano de contenção da dengue no Município e declarou que “não dá nem para ler direito, de tão 'porco' que veio a resposta para cá do que a Prefeitura está fazendo para diminuir os casos de dengue”. Segundo o vereador, os casos da doença, não tem chegado ao setor de epidemiologia, os casos totais que são atendidos nas UBSs, por uma “falha de comunicação”, onde não se tem realizado a notificação de alguns casos de dengue.

Em complemento, o parlamentar ressaltou a existência de apenas 05 médicos para realizar os cuidados com a população. “Ou seja, se tiver um surto de qualquer doença, tem apenas 05 pessoas para cuidar, dessas cinco, duas estão de licença, ou seja estamos vivendo um cenário de crise da dengue e nós temos apenas 03 pessoas”, completou Daniel.

Finalizando sua fala, o Vereador Daniel destacou que ao negar a situação crítica existe um atraso na chegada da vacina ao Município já que esse é um dos critérios para o recebimento dela “precisamos ter noção real desses dados, e hoje, nós não temos”, concluiu.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi