Vereadores voltam a discutir alternativas para o combate a Dengue

por adm publicado 24/04/2024 12h15, última modificação 24/04/2024 14h18

Durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (22 de abril), a situação da dengue no Município voltou a ser assunto na pauta dos vereadores. Foram apresentadas, e aprovadas, diversas Indicações para que haja a mobilização para capina, limpeza e vistoria em diferentes bairros, ações importantes para o combate à proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’, transmissor da dengue e de outras doenças.

O Vereador Gilberto Brandão (PRD), por intermédio da Indicação nº 265/2024, solicita intervenção junto ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgosto) para que seja realizada a capina nos bairros Conceição, João Brás, Nova Viçosa, Posses, Santa Clara e Silvestre. Além disso, o parlamentar afirmou que vários cidadãos estão solicitando o uso do ‘carro fumacê’, que é utilizado para pulverizar inseticida para matar e inibir a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças, tais como a dengue, Gilberto ainda pediu ao prefeito para que atenda a população e providencie a passagem desses veículos pulverizadores, a fim de tentar conter a proliferação da dengue na cidade.

Já pela Indicação nº 373/2024, o Vereador Robson Souza (PSB) pede intervenção junto ao órgão competente para que proceda a limpeza às margens do córrego, na Rua Aristides Dias, localizada no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz. “Está precisando urgentemente de fazer essa limpeza ali. Tem pneus parados lá, garrafas, com risco de proliferar a questão da dengue”. Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) teve aprovada as Indicações nºs 349, 350, 351, 354 e 356/2024, cujo objetivo é fazer uma intervenção junto ao órgão competente para promover capina, limpeza e vistoria em diferentes regiões do Município.

A Vereadora Marly Coelho (PRD) também solicita, por intermédio da Indicação nº 372/2024, a capina na Rua Cirilo do Carmo, no Bairro Vale do Sol. Vanja Honorina (UNIÃO) através das Indicações nºs 374, 376, 377 e 378/2024 pede obras e capina, urgente, em diversos bairros, e também por intermédio da Indicação nº 381/2024, solicita a intervenção junto ao órgão competente para a limpeza do Cemitério Colina da Saudade.

É importante ressaltar que, de acordo com o levantamento do Setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado no dia 22 de abril, nas últimas quatro semanas, o município de Viçosa registrou 467 notificações de dengue e 09 de chikungunya. Durante o início deste ano, até o dia da divulgação do levantamento, foram notificados 2.120 casos de dengue, sendo 1.191 confirmações, 87 casos descartados e 842 em investigação.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi