Vereador convida Projeto Agente Ambiental Escolar para participar de Ordinária

por adm publicado 09/04/2024 10h20, última modificação 10/04/2024 16h12

Por intermédio do Requerimento n° 013/2024 de autoria do Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) estiveram presentes durante a reunião Ordinária da segunda-feira (08) a Diretora da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, Kátia Guimarães em conjunto com o Professor Valter Sérgio Batalha, ex-vereador, com o objetivo de discutir sobre o projeto executado por Valter e alunos da instituição, intitulado como AAE - Agente Ambiental Escolar, que contribui para a formação cidadã dos jovens, principalmente no que diz respeito a questões ambientais do Município. Além dos representantes da escola, alguns alunos participantes do projeto também estiveram presentes na mesa central do plenário.

Em contexto, o projeto teve sua fundação no ano de 2023 dentro da disciplina “Projeto de Vida” com alunos do 9° ano em período integral e, segundo os coordenadores, têm como foco capacitar os alunos, durante as aula, para que atuem nas questões ambientais, partindo de ações em suas residências, na escola, no bairro onde vivem e na cidade, como cidadãos conscientes das questões ambientais, capazes de agir nelas como um ser humano que irá desenvolver atitudes e comportamentos condizentes à preservação da natureza, gestão dos resíduos sólidos, redução, reutilização e reciclagem de materiais, consumo responsável, poluição do ar e da água, desmatamento, escassez de recursos naturais, biodiversidade, coleta e tratamento do lixo, dentre outros. O projeto promove além de capacitações e ações como limpeza das escolas, o plantio de uma horta biológica, visitas a locais de preservação ecológica, como o Parque do Cristo e o Parque do Brigadeiro no município de Araponga. 

Durante sua justificativa ao convite, o Vereador Marcão destacou a importância do projeto. “È muito interessante que nossos jovens já aprendam a lidar com as questões do meio ambiente, que tem preocupado não só no nosso Município mas em todo nosso Brasil, porque realmente, várias vezes reclamamos aqui de lixo, de coisas que o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) não faz, a dificuldade que o pessoal da ACAT e ACAMARE (Associações de Catadores de Viçosa) tem, inclusive a próprio ACAMARE, a gente está vendo a situação, devido a Prefeitura não estar cumprindo com as suas obrigações do equipamento para eles fazerem o serviço. Então, fiquei impressionado com a apresentação que vocês fizeram e de antemão já gostaria de agradecer a você, 'Valtinho', e a Diretora Kátia, por fazer esse trabalho na escola", disse. 

A Diretora Kátia Guimarães, trouxe em sua fala o compromisso da escola na formação de cidadãos éticos, críticos e atuantes, “é o que nos move e nos orgulha, queremos sempre que eles façam as melhores escolhas, queremos que eles sejam cidadãos conscientes na cidade de Viçosa e futuros protetores desse ambiente, que contribuam para um ambiente melhor para toda a sociedade”. 

O Professor Valter Batalha, também comentou sobre o assunto. “Hoje nós estamos passando no mundo por várias situações complicadas e difíceis, o mundo mudando muito rápido e uma das questões que temos enfrentado é a questão ambiental, então nossa preocupação foi exatamente envolta disso, temos observado não só no mundo, mas a nossa cidade também enfrentando essas dificuldades, então pensamos em criar esse projeto na Escola Santa Rita de Cássia, com apoio dos colegas e de toda a direção, levamos essa ideia e fomos prontamente atendidos. Entendemos que é de suma importância para nossos jovens, visando melhorias na educação, na formação cidadã deles, que sejam atuantes na sociedade e principalmente, quem sabe, na nossa cidade", concluiu o professor.

DISCUSSÃO

Após a apresentação realizada pelos coordenadores do projeto, os parlamentares tiveram a oportunidade de parabenizar, fazer perguntas, e até dar sugestões. 

A Vereadora Marly Coelho (PSC), salientou a importância do projeto “no momento que a gente vive, com tantas mudanças climáticas, com o meio ambiente sendo devastado. Estamos inseridos no mesmo planeta, precisamos ter essa consciência para que possamos ainda reverter essa situação”. Marly também levantou o questionamento aos coordenadores sobre a possibilidade de inclusão da causa animal como pauta do projeto “a causa animal também está inserida no meio ambiente, embora agora que se esteja falando nesse assunto principalmente no poder público, e eu acredito muito no poder das escolas em levar conhecimento para as crianças, sobre o que é uma guarda responsável, a importância da castração, vacinação, que a gente está aí lidando com um surto de cinomose que com uma simples vacina poderia evitar muito sofrimento, as leis de proteção animal, legislações vigentes, as punições impostas a pessoas que cometem crime de maus tratos".

A Diretora Kátia, afirmou que já existe uma pauta sobre o tema durante as aulas e que há possibilidade de uma ampliação no projeto para a área e se mostrou favorável a sugestão da parlamentar. 

A Vereadora Jamille Gomes (PT), também trouxe a sugestão da inclusão de uma aula sobre compostagem com os alunos, que consiste em um método de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos. “Comecei a fazer compostagem na minha casa faz pouco tempo, e dá para ver o volume de coisa que mandamos para o aterro sanitário, para o lixo, que poderia servir de adubo para a terra”. A parlamentar ainda sugeriu a implementação de um projeto de Lei que acolha a ação realizada pelos alunos “para que os alunos vejam como a política é importante na implementação de algumas ações (...) acho que é uma oportunidade de fomentar a participação política dos jovens”, completou Jamille. 

Os vereadores Daniel Cabral (PCdoB), Jamille e Marly, realizaram um convite aos alunos para que participem do Parlamento Jovem e possam ser atuantes na política do Município, levando as ações efetivas a outros locais. Todos os demais parlamentares presentes, parabenizaram os convidados pelas ações realizadas e desejaram que o projeto seja levado às demais escolas do Município.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob supervisão de Mônica Bernardi