Vereador discute alternativas para o combate ao mosquito da Dengue

por adm publicado 17/04/2024 11h15, última modificação 17/04/2024 13h19

Na manhã da terça-feira (16), ocorreu uma reunião promovida pelo Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Câmara, que analisou alternativas para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya, no município de Viçosa. “Estamos vivendo um momento muito difícil da dengue em Viçosa, o ápice, eu diria. E a gente tem, enquanto Câmara fiscalizado, mas também, tentado promover sugestões, ideias, para que o Executivo possa amenizar esse momento crítico que estamos vivendo na nossa cidade”, afirmou Daniel. A alternativa discutida é o uso de drones, pequenos dispositivos voadores e controlados à distância, para a pulverização do larvicida biológico conhecido como ‘VectoBac WG’.

A tecnologia é disponibilizada pela empresa ‘Fialho Agrotecnologia’ e, segundo o representante da companhia, Felipe Torres, já é utilizada desde 2018. De acordo com Felipe, estas são tecnologias feitas para pulverizações agrícolas que podem ser aliadas no combate à dengue e outras doenças no Município, além disso, ele afirmou que o uso de drones pode ajudar na erradicação das enfermidades citadas de forma mais rápida e eficaz em comparação com os meios utilizados atualmente, tais como o ‘carro fumacê’.

A alternativa citada trabalha por meio de drones aliados ao larvicida ‘VectoBac WG’. Este larvicida é responsável por provocar a eliminação das larvas do mosquito Aedes Aegypti e outros pernilongos. Segundo Felipe, primeiro um drone identifica, pelas imagens, locais com acúmulo de água parada, tornando mais eficazes as pulverizações, em seguida, deve-se fazer um monitoramento de 12 meses para verificar o surgimento de outros focos do mosquito. Apesar disso, Felipe disse que o produto começa a fazer efeito a partir de 24 horas depois de sua pulverização, com pesquisas que mostram grande eficácia ao eliminar cerca de 95% das larvas existentes.

Atualmente, está em vigor em todo o Estado de Minas Gerais a Resolução SES/MG nº 9.035, de 26 de setembro de 2023, que define as regras de financiamento do projeto de caráter transitório por meio de incentivo financeiro para utilização dos drones, como suporte às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.366/2023. Em 21 de fevereiro de 2024, foi deliberado pelo Secretaria de Saúde do Estado a Resolução SES/MG nº 9.346, que modifica algumas regras em relação ao uso de drones no território estadual, tópico que foi discutido pelos presentes na reunião, a fim de definir como pode ser feita a contratação da tecnologia.

Na ocasião, a Vereadora Marly Coelho (PRD) questionou se o produto pode causar a eliminação de outros insetos, que são importantes para o ecossistema do planeta. Felipe afirmou que o pulverizador não extermina outros insetos além do Aedes Aegypti e do pernilongo, e também garantiu que o produto não altera o PH do solo.

É importante ressaltar que a tecnologia do uso de drones é responsável por eliminar as larvas do mosquito, impedindo a criação de novos vetores, já os ‘carros fumacês’ eliminam apenas os mosquitos já existentes, dessa forma, dentro de alguns dias as larvas restantes se tornarão novos mosquitos, o que atrapalha a eficácia desse meio utilizado. Representantes da Secretaria de Saúde também estiveram presentes na reunião e afirmaram que há uma longa fila formada pelos municípios a espera do ‘carro fumacê’, o que torna a alternativa inviável, além disso, os representantes elogiaram a iniciativa e relembraram que o problema da dengue é um problema da população como um todo.

Além dos representantes já citados, estiveram presentes representantes do Projeto Parlamento do Idoso e o Assessor de Relações Institucionais da Câmara, Wagner Pinheiro.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi