Vereador entrega medalha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por adm publicado 23/04/2024 12h30, última modificação 24/04/2024 12h50

Durante a reunião Ordinária da segunda-feira (22), o Vereador Marcos Fialho (PP) realizou a entrega da medalha, ainda em alusão ao Dia Internacional da Mulher, à sua homenageada Marina Viana Flores, ex-vereadora, e a primeira mulher a ocupar o cargo no Município. Na ocasião da sessão, realizada no dia 12, a indicada não pode comparecer, recebendo a honraria durante a Ordinária.

Ao falar da trajetória de vida da homenageada, Marcos fez a leitura de uma carta entregue por Marina, e contou que a ex-vereadora nasceu em Viçosa, no ano de 1937, e estudou na Escola Normal Nossa Senhora do Carmo. Formou-se no magistério e foi trabalhar no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, onde ela disse "faltar tudo, inclusive quadro". Marina, com a ajuda dos moradores da região, conseguiu colocar a escola em funcionamento. A homenageada relata que 'as coisas começaram a mudar a partir disso' e, nas Eleições Municipais de 1958, Marina foi indicada a vereança, onde disputou com 2 opositores e venceu, ainda com 21 anos. Ao final da carta, Marina agradeceu a todos os seus colegas.

“É um momento muito especial, sempre, todo ano, quando busco homenagear no dia das mulheres, busco sempre aquela que de fato trabalha, dedica ao nosso Município. (...) a Marina, que também é professora, dedicou sua vida e seu trabalho à rede municipal de ensino durante 25 anos, seu trabalho fortificou, muito, diversos diplomas na Universidade Federal de Viçosa, naquele momento da sua vida, uma vida dedicada ao trabalho”, declarou o parlamentar, e completou trazendo um pouco mais sobre a história da homenageada “quando colocou para mim que recebeu o convite para ser vereadora, de trabalhar na questão política, que foi uma surpresa mas foi uma oportunidade, e que essa oportunidade a trouxe aqui hoje, para a gente ter também mulheres trabalhando com a gente hoje, abriu caminho em 1958, trouxe coragem para que as mulheres pudessem também disputar eleições (...) Você encorajou diversas mulheres que também buscaram e tiveram êxito”, concluiu Marcos.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob supervisão de Mônica Bernardi