Câmara realiza capacitação sobre Gestão Documental em parceria com a ALMG

por adm publicado 03/12/2024 13h15, última modificação 03/12/2024 14h33

Na sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Viçosa, por intermédio da Escola do Legislativo, e em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), realizou o minicurso "Democracia, Cidadania e História: Gestão documental aplicada à Administração Pública", ministrado pelo Gerente de Gestão Arquivística da ALMG, Welder Antônio Silva. O evento, organizado pela Escola do Legislativo, teve como público-alvo servidores de diferentes áreas do poder público de Viçosa e de municípios da região, que puderam compreender aspectos da arquivologia, da preservação de documentos e da legislação arquivística brasileira.

No início do evento, Welder Silva foi recepcionado pelo Diretor Geral da Câmara, Edimar Mendes, pelo Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Warlley Rozendo, e pela servidora do Arquivo da Câmara, Daniela Toledo, que agradeceram pela disponibilidade do palestrante em viajar até Viçosa para apresentar um assunto tão relevante. Durante sua fala inicial, Welder Silva destacou a importância da atenção ao setor de arquivos nas instituições públicas, elogiando a iniciativa da Casa Legislativa em promover a capacitação.

A primeira parte do minicurso, abordou conceitos básicos da arquivologia. Durante esse momento, o palestrante aproximou os aspectos teóricos com as realidades dos servidores presentes, promovendo diálogos constantes. Welder também comentou sobre os desafios enfrentados pelos setores de arquivo nas instituições públicas do Brasil, frequentemente negligenciados, e sobre a importância de tratar a gestão documental em momentos de transição administrativa. Em seguida, falou da importância dos documentos estarem reunidos, organizados, preservados e disponibilizados de forma eficiente e eficaz, uma vez que esses documentos são produtos necessários para o funcionamento de cada setor de trabalho na Administração Pública. 

Neste primeiro módulo, o palestrante enfatizou também a importância dos arquivos para o desenvolvimento social e para democracia. "Se estamos falando de Poder Público, nós, enquanto cidadãos, temos o direito de saber o que foi feito, como foi feito, em qual situação, por qual motivo", afirmou. Além disso, esse bloco do minicurso contou com uma ampla interação dos servidores, que em diferentes momentos fizeram perguntas e relataram seus contextos de trabalho. 

A segunda parte, teve foco na prática da gestão de documentos, na definição de procedimentos, classificações e sobre o que a Legislação Brasileira diz em relação ao tratamento de arquivos. O módulo também trouxe orientações para lidar com a complexidade dos documentos digitais, que exigem atenção redobrada.

Daniela Toledo, que sugeriu a realização do minicurso, comentou a respeito da proposta do evento. “Surgiu da constatação, ao longo dos anos, da necessidade e importância de se aplicar a gestão documental nos órgãos públicos do Município”, afirmou. Em sua fala, Daniela refletiu também sobre um objetivo que havia sido alcançado ao longo do dia: “Mobilizar servidores e gestores em torno da temática dos arquivos e da gestão documental, tão importante à democracia e ao exercício da cidadania”.

Ao final da capacitação, Welder Silva agradeceu aos servidores e os convidou para uma visita técnica à ALMG, onde poderão conhecer de perto as práticas de gestão arquivística da instituição. O evento foi amplamente elogiado pelos participantes, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Viçosa com a capacitação e a eficiência administrativa.

*texto da estagiária Cibelle Ferreira (Escola do Legislativo) sob a supervisão de Mônica Bernardi