Câmara retoma reuniões ordinárias na segunda-feira (3)
Com o fim do recesso legislativo nesta sexta-feira (31), os vereadores de Viçosa voltam a se reunir na próxima semana. A primeira sessão ordinária do ano está marcada para segunda-feira (3), às 18 horas, no plenário da Câmara Municipal, que fica localizada no Calçadão da Rua Arthur Bernardes.
Na pauta estarão projetos de lei da legislatura anterior que ainda não foram votados e dezenas de indicações já protocoladas pelos atuais vereadores. O PL 55/2024 e o PL 56/2024, de autoria do presidente Robson Alencar (PSB), corrige as coordenadas geográficas de duas ruas, uma no bairro Romão dos Reis e uma no distrito de São José do Triunfo.
Também voltará a tramitar, ainda na fase de comissões, o PL 54/2024, de autoria da vereadora Jamille Gomes (PT), que institui o Dia e a Semana Municipal da Prematuridade e dispõe sobre a realização anual de ações relacionadas ao enfrentamento do parto prematuro durante o mês de novembro.
Pela atual legislatura, a vereadora Maria Prisca (PT) protocolou o PL 2/2025, que institui o programa ‘Empresa Amiga da Saúde da Mulher’ no Município de Viçosa, além de estabelecer diretrizes para a promoção da saúde feminina em parceria com o setor privado. Antes de entrar na pauta, o PL 2/2025 passará pelas comissões da Casa.
Também começou a tramitar três projetos de lei da vereadora Vanja Honorina (UNIÃO). O PL 3/2025 institui o Dia do Doce de Leite de Viçosa, enquanto o PL 4/2025 declara o Doce de Leite Viçosa como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. Já o PL 5/2025 institui e inclui no calendário oficial de eventos e festas do Município de Viçosa a Festa do Doce de Leite de Viçosa.
Neste ano, todas as reuniões ordinárias serão realizadas às segundas-feiras, sempre no mesmo horário. A alteração de terça para segunda-feira foi testada ao longo do segundo semestre do ano passado e oficializada no Regimento Interno da Câmara em resolução aprovada em dezembro.
Vale lembrar que todas as reuniões ordinárias da Câmara são abertas ao público e também transmitidas pelas redes sociais da Câmara e pela TV Viçosa. O incentivo à participação popular está entre as prioridades do novo presidente. “Vamos implementar novas formas de participação e interação dos cidadãos. Queremos ver este plenário cheio e o trabalho dos vereadores cada vez mais conhecido”, destacou Robson.
Além de Robson, até dezembro de 2026 a Mesa Diretora será composta pelo vice-presidente Sérgio Marota (PP), pelo 1º secretário Cristiano Gonçalves (SD) e pelo 2º secretário Marco Cardoso (PRD).
Assessoria de Comunicação