Parlamento Jovem 2025 é inaugurado em ordinária

por adm publicado 08/04/2025 16h40, última modificação 22/04/2025 11h55
O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, neste ano, carrega o tema ‘Juventude e Direitos Culturais’.

Na noite desta segunda-feira (07), durante a reunião ordinária, o plenário da Câmara Municipal de Viçosa foi palco do lançamento da edição 2025 do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa. O programa, que acontece todos os anos no município, tem a iniciativa de promover uma maior participação dos adolescentes nas discussões do Poder Legislativo, além de ser um canal direto de comunicação entre os jovens da comunidade e os vereadores eleitos, tornando-se uma oportunidade única para que suas propostas e preocupações sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas municipais.

A cerimônia de lançamento contou com a participação da Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Patrícia Fontes, que compôs a mesa diretora dos trabalhos ao lado do presidente da Câmara, Robson Souza (PSB), do vice-presidente da casa legislativa e Coordenador Geral da Escola, Sérgio Marota (PP), do secretário da mesa, Cristiano Gonçalves (MotoLink), e da Coordenadora Técnica da Escola do Legislativo, vereadora Jamille Gomes (PT).

Também estiveram presentes e compuseram a Tribuna de Honra os representantes das instituições parceiras do projeto neste ano: Alessandra Tostes, diretora do CAP-COLUNI, Ernando Leite, professor do Colégio Carmo, José Roberto Duarte, professor do ESEDRAT, e Milene Viana, vice-diretora da Escola Estadual Effie Rolfs. Ainda na Tribuna de Honra estiveram os estagiários da Escola do Legislativo, Lorena Brandão, Thiago Salatiel e Wallace Dias, além disso, Raul Teixeiras, aluno participante da edição de 2024, que esteve representando os alunos do PJ. 

Ao dar início ao lançamento, o presidente da Câmara, Robson Souza, destacou: “quero reconhecer publicamente e agradecer a todos os envolvidos pela construção desta história. (...) Que possamos fazer a diferença mais uma vez”. Já a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Patrícia Fontes, afirmou que “participar da coordenação da Escola do Legislativo é uma experiência transformadora, marcada por desafios e recompensas. É uma oportunidade singular para contribuir na formação cidadã dos jovens e no desenvolvimento do nosso Estado. Essa missão vai além de ensinar, é sobre transformar vidas e fomentar um futuro mais justo e democrático”. 

Jamille Gomes, coordenadora técnica da Escola do Legislativo, ressaltou a importância do PJ para o município e afirmou que “a gente ter a oportunidade de debater e estar em espaços como a Câmara, como a Assembleia Legislativa, constroi uma experiência para esses estudantes que eles levam ao longo da vida”. O Coordenador Geral da Escola, Sérgio Marota, destacou que o PJ “visa aproximar os jovens da democracia, da cidadania e da política. (...) Nesses quinze anos o Parlamento Jovem já demonstrou a sua importância para Viçosa”. 

Por fim, o estagiário da Escola e ex-participante do PJ, Thiago Salatiel, contou sobre a sua trajetória dentro do projeto e afirmou que “nós somos os jovens que queremos mudar o presente”. Raul Teixeiras, representante dos alunos do Parlamento Jovem, falou sobre a importância do projeto e convidou “os jovens aqui presentes a se envolverem no Parlamento e a se comprometerem em fazer a diferença. Juntos, podemos criar um futuro melhor para a educação das nossas cidades”.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa

📲 Receba as notícias da Câmara no WhatsApp