Vereadores reconhecem a expressão ‘vira-lata caramelo’ como manifestação cultural imaterial

por adm publicado 20/05/2025 10h31, última modificação 20/05/2025 10h31
Proposta da vereadora Marly Coelho (PRD) foi aprovada em definitivo

Os vereadores aprovaram, em definitivo, nesta segunda-feira (19), o projeto de lei nº 29/2025, que reconhece oficialmente a expressão “vira-lata caramelo” como manifestação cultural imaterial do município. A proposta é de autoria da vereadora Marly Coelho (PRD), que destacou o valor simbólico do animal para a cidade.

Segundo a parlamentar, “o vira-lata caramelo simboliza a convivência urbana e reflete a identidade social de Viçosa. Ele é uma manifestação cultural imaterial, inserida no cotidiano e nas interações sociais da cidade”.

O projeto tem como base a Lei nº 8.313/1991, que criou o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), voltado à preservação e valorização de bens e produtos culturais. Marly Coelho argumenta que o conceito de bens culturais imateriais engloba símbolos e práticas essenciais para a construção da identidade local, como é o caso do popular “cachorro caramelo”, que representa valores como solidariedade, resiliência e adaptação.

Com a aprovação do projeto, a Câmara reforça a valorização da cultura viçosense e estimula o sentimento de pertencimento, solidariedade e compromisso ético com a cidade e seus moradores.

O PL aprovado foi encaminhado para sanção do Executivo.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa