Câmara homenageia Irmã Sônia Maria Estevam

por adm publicado 03/06/2025 09h46, última modificação 03/06/2025 09h46
Diretora do Colégio Carmo é reconhecida por décadas de serviço à comunidade

Durante a reunião ordinária desta segunda-feira (2), a Câmara Municipal de Viçosa prestou uma homenagem à Irmã Sônia Maria Estevam, atual diretora do Colégio Nossa Senhora do Carmo, cargo que ocupa desde 2013. A religiosa foi agraciada com uma placa alusiva em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à educação, à evangelização e ao serviço prestado à comunidade viçosense. A homenagem foi proposta pelo vereador Omar Gilson de Moura Luz (UNIÃO) por meio do Requerimento nº 12/2025.

Durante a sessão, Irmã Sônia recebeu o carinho dos parlamentares e de representantes da comunidade escolar. O texto da placa foi lido pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Robson Alencar de Souza (PSB), e destaca o reconhecimento público à homenageada por seu compromisso com a formação de gerações de viçosenses.

Em seu discurso, o vereador autor do requerimento fez questão de ressaltar a importância da cerimônia e da história de vida da homenageada. “Falar da Irmã Sônia é fácil, porque sua história se confunde, de certo modo, com a epopeia da educação de centenas de crianças e adolescentes. Sua gestão profícua à frente do Colégio Carmo de Viçosa e também de Juiz de Fora é testemunho da grandeza dessa mulher”, afirmou.

Omar também compartilhou um relato comovente sobre o início da caminhada vocacional da Irmã Sônia, ainda jovem, quando deixou sua cidade natal, Conselheiro Pena, para ingressar no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Aimorés, levada pelo pai, Adelino Estevam. “Na bagagem da humilde e diminuta mala de papelão, ela levava principalmente o fardo incoercível da esperança”, disse o vereador. “Graças a esse estremoso pai, acabava de ser entregue à sociedade uma educadora para o futuro”.

Em sua fala, Irmã Sônia agradeceu emocionada a homenagem, destacando que a honraria se estende a toda a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, da qual faz parte. “Recebo esta homenagem com humildade, pois entendo que vai muito além da minha pessoa. Representa também a missão das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e de todos que trabalham conosco com dedicação pela educação, evangelização e serviço à comunidade viçosense”, declarou.

Ela também lembrou a longa trajetória da congregação na cidade: “Há 108 anos o povo viçosense acolheu as Irmãs Carmelitas da Divina Providência, confiando-nos a nobre missão educacional. Esta homenagem fortalece nosso compromisso e nos inspira a seguir caminhando com esperança e fidelidade”.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa