Parlamento do Idoso elege nova Mesa Diretora e planeja próximas ações

por adm publicado 27/06/2025 12h57, última modificação 27/06/2025 12h57
Projeto da Câmara de Viçosa completa oito anos em outubro

O Parlamento do Idoso (PI) realizou sua quarta reunião na última quinta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Viçosa. O principal ponto da pauta foi a eleição da nova Mesa Diretora, composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários.

Para o cargo de presidente, concorreram os parlamentares Antônio Charrão e Creuza Batista. Ambos apresentaram suas propostas na tribuna e empataram, com seis votos cada. Conforme previsto no regulamento, o critério de desempate favorece o candidato mais velho, resultando na eleição de Antônio Charrão como novo presidente do Parlamento.

Raimundo Nonato foi reeleito vice-presidente com 12 votos. Maria do Carmo foi eleita 1ª secretária por unanimidade, e Antônio Mendes assumiu o cargo de 2º secretário com nove votos.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Antônio Charrão agradeceu a confiança dos colegas e afirmou: “Vamos trabalhar de mãos dadas para fortalecer o Parlamento do Idoso. É hora de romper preconceitos, valorizar quem já contribuiu tanto por Viçosa e buscar mais apoio da Câmara e da imprensa para divulgar nossas ações”.

A reunião também marcou a despedida do presidente anterior, José Bruno, que agradeceu pela oportunidade de liderar o grupo e informou que a próxima reunião será realizada no dia 27 de agosto, após o recesso de julho.

Ao final do encontro, a coordenadora Patrícia Fontes realizou a posse da nova Mesa Diretora e distribuiu camisas aos parlamentares. A vereadora Maria Prisca acompanhou a reunião e destacou a relevância do projeto para a valorização da pessoa idosa na sociedade.

SOBRE O PI

O Parlamento do Idoso é um programa da Câmara de Viçosa, executado pela Escola do Legislativo ‘Professor Sebastião Lopes de Carvalho’. Foi criado em 2017 com o objetivo possibilitar aos idosos a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com diplomação e exercício do mandato. Participam do PI cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos, que irão ocupar o mesmo número de cadeiras do Legislativo, atualmente 15. Os mandatos têm duração de um ano a partir da posse.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa