Viçosa realiza Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025

por adm publicado 24/06/2025 11h35, última modificação 24/06/2025 12h31
Estudantes defenderam propostas que serão levadas à plenária regional em Ubá

A Câmara Municipal de Viçosa recebeu, na última quarta-feira (18), a Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025. O evento reuniu 30 estudantes participantes do programa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho.

A plenária é uma etapa essencial do projeto, na qual os jovens parlamentares se reúnem para avaliar e votar propostas elaboradas ao longo de oficinas preparatórias. As propostas são debatidas, com base em três possíveis destaques: alteração (modificação do texto), aglutinação (união de propostas semelhantes) e supressão (exclusão de propostas). Ao final da plenária, são definidas as proposições que representarão o município na etapa regional do programa, marcada para o dia 8 de agosto, na cidade de Ubá.

Neste ano, o tema central do Parlamento Jovem é "Juventude e Direitos Culturais", abordado a partir de três subtemas: Juventude e a cultura como direito; A organização das políticas culturais e a participação social; e Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania.

As discussões resultaram na aprovação de sete propostas no total: três relacionadas ao Subtema 1, duas ao Subtema 2 e duas ao Subtema 3. De cada subtema, uma proposta será selecionada para representar Viçosa na próxima etapa do projeto.

A condução dos trabalhos em cada grupo ficou sob responsabilidade de um coordenador e de um orador. O Subtema 1 foi coordenado por Larissa de Amorim, com Layla Cristina Campos de Carvalho como oradora. O Subtema 2 foi coordenado por Raul de Freitas Teixeira, com Samuel de Souza Felix como orador. Já o Subtema 3 foi coordenado por Laylla Marina Amaral do Carmo, com Marina Vitória Emídio Silva como oradora.

Durante a plenária, os estudantes também sugeriram temas para a edição de 2026, entre eles: Saúde e Lazer, Tecnologia e Inovação, Projeto em Comunidade, Conscientização ao Bullying, Incentivo ao Esporte nas Escolas e Cuidado com os Idosos. Após votação, o tema mais votado será divulgado oficialmente durante a Plenária Regional, em Ubá.

A plenária contou com a participação da vereadora Jamile Gomes (PT), coordenadora-técnica da Escola do Legislativo de Viçosa. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora pedagógica da Escola, Patrícia Oliveira Fontes.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa de formação política e cidadã, que estimula o protagonismo juvenil e a reflexão crítica sobre temas relevantes para a sociedade.

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa