Trajetória artística de Francisco Rosa é reconhecida na Câmara

por adm publicado 15/07/2025 16h55, última modificação 15/07/2025 16h51

A Câmara de Viçosa, na reunião ordinária desta segunda-feira (14), prestou homenagem ao artista visual Francisco Rosa pelos 25 anos de carreira dedicados à arte e à cultura. A iniciativa, formalizada por meio do Requerimento nº 37/2025, foi de autoria do vereador Raphael Gustavo (PSD) e teve como objetivo reconhecer a contribuição do artista para o município, sobretudo por meio de sua atuação com reaproveitamento de materiais e promoção da arte como ferramenta de transformação social.

Durante a solenidade, o vereador destacou o vínculo de amizade construído com Francisco desde o período da pandemia e relembrou o início do projeto Biocenoze, que levou arte e cor para comunidades de Viçosa. Segundo Raphael, o artista sempre se dispôs a contribuir de forma voluntária com ações culturais e sociais, levando sensibilidade e criatividade às periferias.

Francisco Rosa é bacharel em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em docência para nível superior pela FMU. Ele é pioneiro no Aramismo, linguagem artística que explora o uso do arame como meio expressivo e criativo. Ao longo de sua trajetória, Francisco já teve obras expostas em importantes instituições culturais nacionais e internacionais. 

“São 25 anos de estrada, eu tô muito emocionado. A arte já me levou a lugares que eu nunca imaginei que fosse chegar, já expus duas vezes na Alemanha, tem trabalho meu em alguns países da Europa, nos Estados Unidos, mas ser reconhecido no lugar onde seu umbigo foi enterrado é muito importante. Então, eu tô muito lisonjeado, muito honrado, muito orgulhoso e muito grato”, declarou Francisco ao receber a homenagem. 

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa