Câmara homenageia policiais civis e militares por atuação destacada em operações
Na noite de segunda-feira (4), a Câmara Municipal de Viçosa prestou uma homenagem solene a policiais civis e militares que se destacaram em recentes operações de segurança pública na cidade e região. A cerimônia ocorreu durante a reunião ordinária e contou com a entrega de certificados a 17 policiais militares e 11 policiais civis, em reconhecimento ao trabalho eficaz na repressão ao tráfico de drogas e à criminalidade.
A iniciativa foi do vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Augusto Moreira Marota (PP), autor do Requerimento nº 49/2025. Durante seu pronunciamento, o parlamentar destacou o simbolismo da homenagem, especialmente no ano em que a Polícia Militar de Minas Gerais celebra 250 anos de fundação.
“É com grande alegria, honra e profundo respeito que, na qualidade de pai de família viçosense e vice-presidente desta Casa, presto esta homenagem aos policiais militar e civil do nosso município. Vocês saem de casa e deixam suas famílias para cuidar das nossas”, afirmou o vereador.
Sérgio Marota também relembrou o trabalho das corporações em operações realizadas em junho deste ano, que resultaram em prisões e no combate ao tráfico, além da rápida resposta a um roubo violento no centro da cidade. O vereador aproveitou para sugerir ao Executivo que traga para Viçosa a exposição sobre a história da PMMG, atualmente em cartaz na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O delegado regional José Donizetti Teixeira agradeceu a homenagem em nome da Polícia Civil. Ele destacou que o reconhecimento do Legislativo viçosense reforça a importância do trabalho investigativo desempenhado pela corporação.
“Esse reconhecimento nos motiva ainda mais. São operações que exigem tempo, persistência e enfrentamento de situações complexas. Mas os resultados falam por si: prisões, apreensões, desarticulação de quadrilhas. Esse tipo de apoio é essencial para seguirmos firmes”, afirmou o delegado.
Também presente na solenidade, o comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Felipe Henrique de Oliveira, falou da relevância da atuação conjunta das forças de segurança e pontuou que a homenagem representa mais do que um agradecimento formal.
“Essa homenagem é muito importante. É um incentivo concreto. O combate ao tráfico de drogas impacta diretamente na redução de outros crimes, como roubos e homicídios. Além disso, buscamos não apenas reduzir índices, mas melhorar a sensação de segurança, o que significa qualidade de vida para o cidadão”, disse o major.
Ele também ressaltou as ações estratégicas que vêm sendo desenvolvidas em áreas urbanas e rurais, com foco em presença territorial e construção de redes de proteção com a comunidade.
O prefeito Ângelo Chequer também participou da homenagem e destacou o papel decisivo das forças de segurança na queda dos índices de criminalidade em Viçosa. Segundo ele, dados recentes apontam uma redução de 30% nos casos de roubo e mais de 70% nos homicídios, em comparação com o ano anterior.
“Eu não poderia deixar de vir aqui trazer meu abraço fraterno. Essa homenagem precisa se tornar rotina. Quando instituições funcionam, os resultados aparecem. E a união entre Executivo, Legislativo e forças de segurança tem feito toda a diferença”, declarou o prefeito.
Chequer ainda anunciou que pretende enviar à Câmara, até o fim do ano, um projeto de lei para a criação da Guarda Municipal, com formação semelhante à da Polícia Militar, voltada ao reforço da segurança nos bairros.
Confira todas as fotos da homenagem neste link.
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa