Plenária Regional do Parlamento Jovem reúne 126 estudantes em Ubá e define propostas para a etapa estadual
Estudantes de sete cidades da região participaram da Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas - Polo Zona da Mata Norte. A etapa aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Ubá na última sexta-feira (8). Participaram 19 estudantes da cidade de Coimbra; 10 de Ervália; 23 de Muriaé; 26 de Paula Cândido; 7 de Ubá; 24 de Viçosa e 17 de Visconde do Rio Branco.
Esta etapa regional funciona como um verdadeiro parlamento, no qual as propostas elaboradas nos municípios são apresentadas, debatidas, aglutinadas e votadas. As que recebem maior aprovação são escolhidas para representar o Polo na Plenária Estadual, que acontecerá no dia 19 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
A Câmara de Viçosa, responsável por coordenar o Polo Zona da Mata Norte neste ano, esteve presente desde a abertura dos trabalhos. A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Viçosa, Patrícia Fontes, destacou a importância da experiência para os jovens. “Esta etapa é um espaço de exercício democrático, em que cada estudante aprende na prática como funciona o processo legislativo e o diálogo entre diferentes realidades. Aqui, eles percebem que suas ideias têm força para se transformar em propostas concretas, capazes de melhorar suas comunidades e influenciar políticas públicas para todo o Estado”, afirmou.
Durante a plenária, os participantes também sugeriram o tema “Juventude contra as drogas” para a edição de 2026, com o objetivo de evidenciar os impactos do vício na vida dos jovens e reforçar a importância da prevenção e da conscientização.
No campo das deliberações, a proposta escolhida no subtema “A Juventude e a Cultura como Direito” prevê a criação do aplicativo e site “Cultura na Mão”, que reunirá informações sobre acervos culturais, espaços e patrimônios públicos, além de oferecer um mapeamento virtual, agenda semanal de eventos gratuitos ou acessíveis e interação por meio de QR Codes instalados nos próprios locais.
No subtema “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social”, foi aprovada a instituição da Semana da Cultura, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922 e coincidente com o aniversário das cidades, com foco na valorização da juventude e protagonismo em produções culturais digitais.
Já no subtema “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”, a proposta aprovada cria o setor União do Patrimônio Público, responsável por um acervo digital colaborativo, por uma biblioteca com obras de autores locais e por recursos acessíveis como audiolivros, livros em braile e vídeos com tradução em Libras, garantindo a inclusão de jovens com deficiência.
Ao final, foram escolhidos os delegados que representarão o Polo Zona da Mata Norte na etapa estadual: Raul de Freitas Teixeira, de Viçosa; João Vitor de Oliveira, de Visconde do Rio Branco; Clara Oliveira Muniz, de Muriaé; Julia Vitória da Silva Conceição, de Paula Cândido; Paulo Lucinei Gomes da Veiga, de Ubá; Maysa Imaculada Cunha Rocha, de Ervália; e Sérgio Murilo Paula Fidelis, de Coimbra.
O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado, em parceria com câmaras municipais, que busca promover a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, incentivando o protagonismo juvenil e o diálogo sobre temas relevantes para a sociedade.
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa