Viçosense de 10 anos propõe mudança na bandeira do município
A tribuna livre da 27ª reunião ordinária foi ocupada por Arthur Soares Barbosa, de 10 anos, que trouxe reflexões sobre a bandeira de Viçosa. Segundo ele, o símbolo oficial do município não segue as normas adequadas e não representa, de forma justa, a identidade local.
Em sua fala, Arthur ressaltou a importância de a bandeira carregar uma representação simbólica da identidade nacional, da história, dos valores, das lutas e do patriotismo da população. Ele destacou ainda os critérios utilizados pela NAVA (North American Vexillological Association) para a criação de bandeiras, que envolvem simplicidade, simbolismo claro, uso restrito de cores, ausência de frases ou brasões e distinção em relação a outros símbolos.
Para ilustrar, o menino mostrou exemplos de bandeiras que seguem e que não seguem esses princípios e, em seguida, apresentou sua própria proposta de bandeira para Viçosa: “Como vocês podem ver, a bandeira ainda não está finalizada. As quatro estrelas representam as quatro pilastras da UFV: Ensinar, Saber, Agir e Vencer. O triângulo simboliza Minas Gerais, enquanto o azul remete ao Ribeirão São Bartolomeu e ao Rio Turvo Sujo, que se unem ao Rio Piranga, além de representar a visão de futuro para Viçosa. O verde simboliza nossas matas”, explicou Arthur.
Proposta de bandeira apresentada por Arthur
O presidente da Câmara, Robson Souza (PSB), parabenizou o garoto pelo uso da tribuna e destacou a visão crítica e criativa de Arthur sobre o tema. Por fim, afirmou que irá avaliar, junto à Casa Legislativa, o que pode ser feito para adequar a bandeira do município.
Foto: Divulgação/Câmara de Viçosa