Câmara de Viçosa confere Comenda Prof. Arlindo de Paula Gonçalves

por vca — publicado 08/11/2011 05h17, última modificação 11/03/2016 09h15
01/07/2009

A Câmara Municipal de Viçosa criou, em 2006, a Comenda Prof. Arlindo de Paula Gonçalves, com o objetivo de destacar as pessoas que mais contribuem para a preservação do meio ambiente. Dessa forma, a Câmara busca estimular a preocupação com o meio ambiente nas empresas, gestores e cidadãos de Viçosa e região.

Neste ano, a Comenda Prof. Arlindo de Paula Gonçalves foi entregue, nessa segunda-feira, dia 29 de junho, a:

Edivânia Rosa Evangelista;
Paulo da Silva Lopes; e,
Humberto Candeias Cavalcanti.

A Câmara Municipal de Viçosa procura reconhecer, com o agraciamento desta comenda, o trabalho das pessoas que se dedicam à ecologia e à preservação ambiental. São profissionais, educadores, pesquisadores, trabalhadores e cidadãos que dedicam suas vidas ao estudo e a pesquisa, à educação e à orientação, ao trabalho e às práticas conservacionistas em defesa do meio ambiente.

Essas pessoas são cidadãos que vêm trabalhando ativamente para a difusão de programas educacionais, de tecnologias sustentáveis e de baixo impacto ambiental e de defesa nas diversas áreas da engenharia, da agricultura, das florestas, do uso correto do solo, da água e no saneamento, da produção de energia, das atividades de lazer e saúde, dentre outros segmentos.

O objetivo deste evento, que embora leve o nome regimental e pomposo de Sessão Solene, é levar, de maneira simples e direta, a consciência ecológica para o dia-a-dia das pessoas em nossa cidade, através do reconhecimento e da valorização daqueles que se dedicam de forma consistente, profissional e técnica a esse objetivo. Mas que também atuam de forma prazerosa e abnegada na disseminação de práticas, procedimentos e tecnologias que ajudam a minimizar o impacto da atuação do homem sobre o meio ambiente e a melhorar a qualidade de vida das comunidades.

O professor Arlindo de Paula Gonçalves é uma das grandes pessoas que provaram que a vida é uma dádiva infinita de deus e que, por isso, deve ser usada em prol da melhoria de condições do mundo, para que todos os seres possam viver com dignidade.

Ninguém mais do que ele acreditava que a vida poderia ressurgir da morte. Da morte da semente que iria originar uma muda, uma planta, uma árvore... Originar a vida!

Não apenas pelos seus méritos profissionais, como um dos mentores para a criação da primeira escola de engenharia florestal do país, mas por suas convicções pessoais e sua dedicação incondicional à preservação da natureza e do meio ambiente, a Câmara Municipal de Viçosa tem a honra de conceder uma comenda que leva o seu nome.

J.A.