Audiência Pública: Câmara discute o problema do lixo

por vca — publicado 08/11/2011 05h17, última modificação 11/03/2016 09h15
17/08/2009

Viçosa atualmente enfrenta sérios problemas com seus resíduos sólidos (o lixo), se tornando necessária uma ação mais efetiva do Poder Público na busca de soluções.
Com esta proposta, a Câmara Municipal de Viçosa realizou, no dia 19, uma Audiência Pública para dircutir o assunto.
Na ocasião, o autor do requerimento vereador Marcos Nunes, destacou a importância da Audiência, mas principalmente, da participação popular no que tange à educação ambiental.
À partir do dia 1º de outubro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (o SAAE) vai assumir a limpeza do município. Até o fim do ano, os servidores, e os recursos, continuam a serem administrados pela Prefeitura.
Também durante a Audiência, a Câmara recebeu o relatório que contém o diagnóstico do lixo produzido pela Casa elaborado pelo Programa Ambientação. A Câmara de Viçosa é a primeira, em todo o Estado, a implantar o Programa, que prevê a coleta seletiva do lixo produzido no prédio.
Estudantes e professores apresentaram dados sobre a coleta seletiva, os resíduos da construção civil e a coleta do lixo doméstico.
A comunidade participou contribuindo para o debate, e os clubes de serviço, Rotary e Lions, estiveram representados.
Fizeram parte da mesa diretora da Casa: o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa, Geraldo Deusdeth Cardoso, o Chefe de Gabinete, José de Arimathéa Marques, o Diretor do SAAE, José Luiz, o Presidente do CODEMA, Professor Luiz Fontes, e o Presidente da Associação Comercial de Viçosa, Eustáquio Santana.