Insalubridade é discutida em Audiência Pública

por vca — publicado 08/11/2011 05h17, última modificação 11/03/2016 09h15
23/10/2009

O adicional de insalubridade é  um direito dos trabalhodores que atuam em atiividades consideradas de risco para a saúde.

Em Audiência Pública, realizada na quinta-feira, 22, na Câmara, atendento ao requerimento de nº 043/2009, de autoria dos vereadores, Lidson Lehner e Marcos Nunes, foi discutido o Projeto de Lei 069/2009 - que altera a Lei nº 1.965/2009 - regulamentando a concessão do direito aos servidores públicos.

O adicional que pode chegar à 40% do salário bruto, levou diversos servidores municipais a Casa. Dentre os muitos questionamentos estão: a elaboração do laudo sem consulta médica e adicionais menores do que os garantidos por lei.

O Presidente do Sindicato dos Fúncionários Públicos (SINFUP), Cirilo Iria Pereira, também questionou os valores que estão sendo aplicados, e a forma como estão sendo conduzidos os trâmites da matéria: "Quero que seja registrado, que em momento algum o Sindicato foi convidado a discutir a matéria".

A discussão girou em torno da nova Lei referente ao adicional. Com a mudança, foi necessária a reavaliação do valor pago a todos os servidores. Depois, a elaboração de um novo laudo, e aí, o cálculo dos adicionais.

Os vereadores também questionaram. O vereador Lidson Lehner perguntou ao Secretrário de Administração, Júlio César, sobre as mudanças na lei depois das alterações feitas.

Já o vereador Luís Eduardo, comentou sobre os impactos na folha de pagamento, questionado também pelo vereador Ângelo Chequer.

O veredaor João Batista, perguntou ao Secretário de Administração, se o levantamento desses cálculos na folha de pagamento já foram feitos, e se estão previstos.

E o vereador Marcos Nunes, indagou ao Médico do Trabalho, Dr. João Carlos Braga, sobre o fato da mesma categoria receber valores diferentes do adicional, e qual o critério utilizado para a concessão do laudo.

O médico responsável pelos laudos adimitiu a possibilidade dos erros, e afirmou que agora é preciso trabalhar para corrigir o que for necessário.

A Presidente da Casa, vereadora Cristina Fontes avaliou a participação popular como positiva para o resultado da Audiência Pública. E ressaltou, que a Audiência contribuirá para a elaboração da nova lei.