Alerta: situação da Dengue na cidade preocupa vereadores

por vca — publicado 08/11/2011 05h17, última modificação 11/03/2016 09h15
17/11/2009

Na Tribuna Livre, da Câmara Municipal de Viçosa, o lixo voltou a ser destaque. O representante do Rotary Clube de Viçosa, Cristiano Vicente de Lima, falou sobre a campanha promovida pelo Clube na cidade: "Jogue Lixo no Lixo", e pediu o apoio dos vereadores na divulgação da idéia.

Como convidado, o Coordenador de Área da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Roberto Rivelino, apresentou a situação da dengue em Viçosa. As fotos utilizadas, e os números, mostraram que a cidade precisa estar em alerta.

Segundo Roberto Rivelino, a cidade apresentou no ano de 2004, menos de 10 casos da doença, este ano já são 80, sendo que 72 foram contraídos no município, 2 são casos de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, e 1 caso evoluiu para complicações.

Outra estatística, é que quase todos os bairros da cidade apresentam índices de infestação do mosquito. Hoje, os casos de pessoas doentes estão divididos sendo:

- 20 casos no bairro João Braz; 16 no Centro da cidade; 16 no Lourdes; 7 no Nova Era; 4 no Santo Antônio; e 17 em outros bairros.

Para Roberto Rivelino o ideal é "agir quando não tem nenhum caso, e se previnir. E não esperar ter 80 casos como em Viçosa".

A Presidente da Casa, vereadora Cristina Fontes, pediu a colaboração da população no combate a dengue. E salientou a possibilidade da realização de campanhas educativas promovidas pela Câmara de Viçosa, através da Câmara-Escola, em parceria com a FUNASA.

O Presidente da Comissão de Saúde, vereador João Batista, propôs uma Audiência Pública para se discutir o assunto. A expectativa é que, na ocasião, seja formado um Comitê de Enfrentamento da doença, com representantes da cidade, como solicitado pelo Coordenador de Área da FUNASA.

Na reunião, o vereador Luís Eduardo, ainda solicitou a revisão do adicional de insalubridade pago aos funcionários da Prefeitura de Viçosa, que desempenham funções consideradas de risco, e um parecer de como tem funcionado o transporte de pacientes portadores de câncer pela Prefeitura.